Conteúdo da Notícia

Desembargador Francisco Lincoln Araújo e Silva recebe homenagens em Acopiara, sua terra natal

Ouvir: Desembargador Francisco Lincoln Araújo e Silva recebe homenagens em Acopiara, sua terra natal

Os anos dedicados ao serviço público trazem a satisfação de bem servir à sociedade. É nessa toada que foi construída a carreira profissional do desembargador Francisco Lincoln Araújo e Silva. O magistrado encerrará sua trajetória de serviços prestados no próximo dia 11 de maio, quando celebra 75 anos, mas o seu legado na história do Judiciário cearense é inesquecível, especialmente quando se trata de sua terra natal, Acopiara, que reuniu os seus filhos ilustres para festejar e homenagear este homem de hábitos simples, de natureza mansa, profundo conhecedor do Direito, amigo de todos e que fez da Magistratura sua maior missão de vida.

Presente no Município para acompanhar a presidente do Tribunal de Justiça do Ceará (TJCE), desembargadora Maria Nailde Pinheiro Nogueira, que esteve na cidade para inaugurar a 2ª Vara Cível da Comarca, o magistrado recebeu homenagens da esposa, Jacilda Castro, das três filhas: Mônica Maria, Vitória Maria Bento de Castro e Silva e Kilma Maria Silva de Oliveira, além de irmãos, conterrâneos, amigos e servidores na tarde desta segunda-feira (14/03).

Todos o receberam para as homenagens no Centro Pastoral de Acopiara, com a participação da banda de música da cidade. “Hoje é um dia histórico para o Poder Judiciário e emblemático para o nosso querido desembargador, um homem abençoado que teve uma vida pessoal e profissional muito bem-sucedida. Teve a oportunidade de integrar duas instituições importantíssimas para o Ceará, o Ministério Público e o Judiciário. Um homem com muita dedicação, uma vida honrada, um homem sem qualquer mácula”, elogiou a presidente da Corte, ao ressaltar que a homenagem foi preparada com muito carinho por todos.

A desembargadora lembrou que o desembargador Francisco Lincoln, que foi vice-presidente do TJCE (período de 2013/2015), vai deixar a magistratura, mas ao longo do tempo contribuiu fortemente com os trabalhos da nossa Justiça. “Na pandemia tivemos que nos distanciar, mas a sua participação foi sempre presente, sempre com o mesmo entusiasmo. Quero agradecer a todos que estiveram presentes. São momentos que ficarão nas nossas mentes, por um reconhecimento pelos relevantes serviços que prestou à sociedade cearense”, disse a presidente do TJCE.

As filhas do desembargador também homenagearam o pai. “Celebramos os anos de trabalho do meu pai, primeiro à Advocacia, ao Ministério Público e ao Judiciário. Uma vida dedicada à busca pela Justiça, com dedicação. Um homem bom e generoso, que sempre foi para mim referencial e inspiração”, disse Kilma Maria Silva de Oliveira.

“Sei que sua caminhada foi árdua, mas sempre vitoriosa e com muita coragem. Sempre em busca do melhor para a sociedade, onde serviu com muito zelo e honestidade. Nos ensinou a nunca desistir, mesmo quando tudo parece desmoronar”, destacou Vitória Maria Bento de Castro e Silva.

“É necessário homenageá-lo por sua trajetória com total devoção e intensa dedicação, por sua tarefa cumprida com brilho, equilíbrio e firmeza. É parte da nossa história e como filho notável da terra enche de orgulho cada cidadão acopiarense”, reforçou o atual prefeito da cidade, Antônio Almeida Neto.

Em seu discurso, o homenageado externou sua felicidade. “Quero trazer aqui a gratidão do povo de Acopiara. Não estava preparado para receber esta homenagem. Quero, de todo coração, agradecer as homenagens tão significativas, felizes e orgulhosas para mim. Tentei fazer o que todos esperavam de mim: fazer com que as pessoas que necessitavam auferissem as suas questões, por mais simples que fossem. Acredito que tanto cível como criminal, fiz o que pude para celebrar a Justiça”, reconheceu o desembargador Francisco Lincoln, que foi corregedor-geral da Justiça do Ceará no biênio 2015/2017.

TRAJETÓRIA PROFISSIONAL
Francisco Lincoln Araújo e Silva graduou-se em Direito pela Universidade Federal do Ceará (UFC), em 1970. Três anos depois, foi nomeado promotor de Justiça de Jucás, passando posteriormente pelas Comarcas de Orós, Várzea Alegre e Iguatu.

Em 1983, foi promovido, por merecimento, para Comarca de Fortaleza, exercendo atividades na 9ª Vara Criminal. Em 1995, assumiu o cargo de procurador de Justiça e, entre 2001 e 2004, desempenhou a função de coordenador da Procuradoria de Justiça dos Crimes contra a Administração Pública (Procap).

No dia 26 de outubro de 2006, tomou posse como desembargador do TJCE, representando o Ministério Público na composição do Quinto Constitucional. Francisco Lincoln já havia assumido a Direção da Esmec em virtude da aposentadoria do desembargador Raimundo Eymard Ribeiro de Amoreira. Foi ainda corregedor-geral da Justiça (2015/2017) e vice-presidente do Tribunal de Justiça do Ceará (2013/2015). Atualmente é presidente da 3ª Câmara Criminal e da Seção Criminal do TJCE.

Veja mais fotos na GALERIA.