Conteúdo da Notícia

Tribunais aceitam proposta para contratar ex-presidiários

Ouvir: Tribunais aceitam proposta para contratar ex-presidiários

16.10.09
Tribunais do Estado aceitaram a proposta do Mutirão Carcerário, coordenado pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ) e Corregedoria Geral da Justiça, de promover a contratação de egressos do sistema penitenciário cearense. Representantes do Tribunal Regional Eleitoral e da Justiça Federal estiveram reunidos nesta quinta-feira (15) com a coordenação do Mutirão e analisaram como irão absorver a mão de obra dos ex-detentos.
O TRE irá disponibilizar pelo menos uma vaga já este ano e no mínimo duas em 2010. A contratação será realizada aproveitando o contrato com a empresa terceirizada que presta serviço para o Tribunal.
Na Justiça Federal, por sua vez, a expectativa é de que a absorção dos trabalhadores que já cumpriram pena ou que estão no regime semiaberto e aberto comece no próximo ano, com a inclusão de uma cota para esse público ? a ser definida ? no contrato da empresa prestadora de serviços.
De acordo com o Núcleo de Assistência ao Presidiário e Apoio ao Egresso da Secretaria da Justiça e Cidadania (Sejus), o índice de reincidência no crime é baixo e o estado já oferece oportunidades de recolocação dos egressos no mercado de trabalho. A Sejus emprega diretamente 195 pessoas e intermedia a contratação por parceiros como os Correios e o Iprede.
Com informações do TJCE