Conteúdo da Notícia

TJCE lança livro sobre magistradas cearenses para destacar a importância da mulher na construção do Judiciário estadual

Ouvir: TJCE lança livro sobre magistradas cearenses para destacar a importância da mulher na construção do Judiciário estadual

O Tribunal de Justiça do Ceará (TJCE) lançou, nesta terça-feira (08/03), o livro “Magistradas do Judiciário Cearense”, que contextualiza a evolução ao longo da história e a atual participação feminina na magistratura estadual. O lançamento, que faz parte das comemorações pelo Mês da Mulher, ocorreu durante a abertura da programação alusiva ao 8 de Março, no Fórum Clóvis Beviláqua (FCB), em Fortaleza.

A apresentação da obra é feita pela presidente do TJCE, desembargadora Maria Nailde Pinheiro Nogueira. No texto, a magistrada ressalta a importância da data como chamado para a verdadeira efetivação da Justiça e humanização das relações sociais. “Por mais que avanços para a emancipação feminina tenham sido registrados nos últimos anos, muitos obstáculos sociais, culturais e econômicos, que atingem mulheres sem fazer distinções de classe, cor ou religião, persistem e demandam diariamente o Judiciário, que por sua vez, precisa estar em sintonia com a necessidade de ser também, como Instituição, um exemplo de justiça no que diz respeito às questões de gênero.”

A presidente destaca ainda que a Constituição Federal preceitua uma sociedade livre, justa e solidária, bem como a promoção do bem de todos, sem preconceitos de origem, raça, sexo, cor, idade e quaisquer outras formas de discriminação. Cita ainda a luta de grandes mulheres, como Bárbara de Alencar, Jovita Feitosa, Rachel de Queiroz, Maria da Penha, Auri Moura Costa e Águeda Passos Rodrigues Martins. “Esta publicação é dedicada às mulheres também como incentivo ao natural equilíbrio que deve nortear as relações de trabalho no Brasil. Apesar do muito já percorrido, a caminhada continua, ainda mais desafiadora, mas já com um horizonte ao alcance da vista”, afirma.

Em outro trecho, a desembargadora parabeniza “às valorosas mulheres que engrandecem, com coragem e competência, com suas experiências, o Judiciário do Ceará. Que possamos seguir adiante, irmanadas pelos laços de amor ao trabalho e pelas noções de igualdade, reconhecimento e de colaboração que fazem esta Instituição e a nossa História”.

PIONEIRISMO
A publicação apresenta as trajetórias e conquistas da primeira juíza do Brasil, a cearense Auri Moura Costa; e da primeira, segunda e terceira presidentes do TJCE, desembargadoras Águeda Passos Rodrigues Martins (1999/2001), Maria Iracema Martins do Vale (2015/2017) e Maria Nailde Pinheiro Nogueira (2021/2023), respectivamente. Faz ainda um panorama das ações para maior valorização da mulher na atualidade, incluindo a luta contra a violência doméstica e o desenvolvimento de lideranças femininas no Judiciário cearense.

Além disso, traz o perfil das 16 desembargadoras e das 151 juízas que fazem parte da Justiça do Ceará.

O LIVRO
Com selo da Editora do TJCE, a obra foi produzida, editada e diagramada pela Assessoria de Comunicação Social do Tribunal, com 229 páginas. A impressão e acabamento ficou sob responsabilidade da Coordenadoria de Apoio Operacional da Assessoria. Leia AQUI.

Para ver mais fotos clique na GALERIA.