Conteúdo da Notícia

Poesia, música, coral e exposição marcam abertura do Mês da Mulher no Fórum Clóvis Beviláqua

Ouvir: Poesia, música, coral e exposição marcam abertura do Mês da Mulher no Fórum Clóvis Beviláqua

Magistradas, servidoras e demais colaboradoras do Judiciário cearense participaram, na manhã desta terça-feira (08/03), de evento em comemoração ao Dia Internacional da Mulher. O ato foi realizado no Fórum Clóvis Beviláqua (FCB) e deu início a uma série de ações e atividades que serão promovidas ao longo deste mês de março. Clique AQUI para ver o vídeo do evento.

Durante a solenidade, a presidente do Tribunal de Justiça do Ceará (TJCE), desembargadora Maria Nailde Pinheiro Nogueira, parabenizou magistradas e colaboradoras que “vêm fazendo a diferença no Poder Judiciário” e agradeceu a Deus pela oportunidade de poder compartilhar presencialmente a data. “Ano passado, só consegui me manifestar por vídeo, mas neste ano posso estar aqui com todas vocês”, destacou.

“Encontro aqui muitas mulheres guerreiras, que exercem suas atividades dentro do Poder Judiciário, sejam desembargadoras, juízas, servidoras, colaboradoras ou integrantes da Assistência Militar. Nós contribuímos para que as instituições possam alcançar seus objetivos, e neste momento só temos a agradecer. Compartilho com vocês a alegria de estar aqui neste momento, celebrando esse Dia Internacional da Mulher. Viva a mulher brasileira. Viva a mulher cearense e viva a mulher que integra o Judiciário cearense”, declarou a magistrada.

Na sequência, a presidente anunciou o lançamento do livro “Magistradas do Judiciário Cearense – 2022”, que apresenta os perfis de todas as magistradas que compõem atualmente a Justiça estadual. A obra é dividida em duas partes: uma composta pelas desembargadoras e a outra pelas juízas, que estão em exercício. A sequência dos nomes segue a ordem alfabética, conforme critério editorial. Para conferir a edição virtual, clique AQUI.

Em seguida, a desembargadora recebeu homenagens de magistradas e servidoras pela sua atuação como presidente do TJCE.

Em seguida, a diretora do FCB, juíza Ana Cristina Esmeraldo, discursou e refletiu sobre a data. “O que se quer nesta data, aclamada e festejada como o Dia da Mulher, na verdade, é uma oportunidade para chamar a atenção da nossa sociedade para a desigualdade de gênero que ainda insiste em nos rodear. Buscamos a consciência coletiva de que a mulher precisa ser reconhecida como um ser detentor de todos os direitos do ser humano, assim como os homens. Não se disputa espaço, se almeja compartilhar os espaços de forma harmoniosa na sociedade com todos que a constroem”.

APRESENTAÇÕES
A cerimônia contou ainda com diversas apresentações. A parte musical ficou por conta do sanfoneiro Rodolfo Forte e da servidora e cantora Jord Guedes, que interpretou obras autorais. Em seguida, a servidora Maria de Fátima Castro Cordeiro, representante do Clube de Leitura Amélia Beviláqua, recitou a poesia “Ofertas de Aninha”, de Cora Coralina. Por fim, o evento teve ainda a participação do Coral do Tribunal de Justiça.

EXPOSIÇÕES
A manhã desta terça-feira também marcou o início das exposições “Olhares Sobre o Sensível” e “Mulheres Plurais”, com obras do acervo do Museu da Fotografia Fortaleza.

A primeira mostra traz imagens de mulheres artistas de grande importância para a fotografia nacional e internacional. Nomes como Elza Lima, Claudia Andujar, Simone Monte e Lia de Paula revelam o olhar da mulher como fotógrafa e a colocam como protagonista na fotografia.

Já “Mulheres Plurais” conta com imagens de mulheres clicadas em diferentes décadas pelo olhar de fotógrafos como Evandro Teixeira e Juca Martins. Entre as retratadas, podemos destacar personalidades como Carmem Miranda, Maria Bethânia e Marilyn Monroe. A mostra evidencia a pluralidade do ser mulher, revelando imagens carregadas de simbolismos com o registro dos olhares, gestos, poses e modos de ser das fotografadas.

As exposições são gratuitas e ficarão em cartaz até o dia 8 de abril no prédio do Fórum Clóvis Beviláqua, das 8h às 17h.

PROGRAMAÇÃO
A programação seguiu durante a tarde, com a palestra “A Justiça é mulher: um olhar sobre a relação entre o feminino e a Justiça”, no Auditório Floriano Benevides, no FCB. Promovida pela Secretaria Judiciária de 1º Grau, a palestra foi ministrada pela professora de Direito e mestre em Filosofia Contemporânea Ecila Moreira de Meneses, que também atua como atriz e bailarina.

Ao longo do mês também serão realizadas outras atividades e serviços que abordam os cuidados com a saúde e o bem-estar da mulher.

Clique na GALERIA para ver mais fotos.