Conteúdo da Notícia

TJCE inaugura Central de Atendimento à Mulher para atender presencialmente vítimas de violência doméstica

Ouvir: TJCE inaugura Central de Atendimento à Mulher para atender presencialmente vítimas de violência doméstica

O atendimento nos dois Juizados da Mulher da Comarca de Fortaleza ganha mais um reforço importante para a eficácia no combate à violência doméstica. As unidades passam a contar com a Central de Atendimento Judicial (CAJ) Mulher, com atendimento presencial na Avenida da Universidade, para fornecer suporte especializado ao público feminino. A inauguração do espaço, na tarde desta segunda-feira (08/08), teve a presença da presidente do Tribunal de Justiça do Ceará (TJCE), desembargadora Maria Nailde Pinheiro Nogueira, que vem realizando uma Gestão voltada ao combate da violência de gênero e à política de valorização da mulher. A inciativa faz parte de uma série de ações do Judiciário cearense em comemoração ao Agosto Lilás. Clique AQUI para ver vídeo do evento.

“O assunto violência doméstica tem recebido uma atenção especial do Judiciário do Ceará. O momento difícil que a mulher passa, após ser vítima de abuso, seja ele da natureza que for, necessita de uma mão amiga, de um apoio, de uma estrutura que possa orientá-la e acalentá-la. Como servidores públicos da Justiça estadual, temos a missão de ajudar e apoiar todas as pessoas”, enfatizou a presidente do TJCE.

A diretora do Fórum Clóvis Beviláqua, Ana Cristina Esmeraldo, destacou que a implantação da CAJ Mulher nos Juizados “reforça a nossa política institucional de apoiar toda e qualquer ação ao enfrentamento à violência doméstica. Quando criamos um canal único e preparado para atender à mulher, favorecemos o fortalecimento dela”.

A iniciativa foi comemorada pela juíza Teresa Germana Lopes, titular do 2º Juizado da Mulher de Fortaleza. “Hoje está acontecendo uma verdadeira revolução. Estamos com um atendimento ainda mais especializado, profissionalizado, que vai assegurar princípios como o da isonomia, celeridade e acesso à Justiça. É um grande avanço. Toda uma equipe de profissionais vai proporcionar um atendimento mais efetivo, no sentido de explicar às pessoas que comparecerem presencialmente, toda a informação que elas precisam”.

ATENDIMENTO INDIVIDUAL E ACOLHEDOR

O diretor Estadual de Atendimento do TJCE, Nelson Nogueira, explicou que a CAJ Mulher presencial é outra possibilidade de comunicação para a mulher cearense, pois já existe o canal remoto que funciona no Fórum Clóvis Beviláqua, por meio do Telejustiça. “Aqui, ela vai receber informações ligadas ao Poder Judiciário, como processos e senhas, de uma maneira acolhedora e uma escuta mais ativa e atenciosa para a realidade a qual se encontra. A CAJ tem conexão com todos os canais propícios para denúncia de violência doméstica, como a Delegacia da Mulher.”

A juíza titular do 1º Juizado da Mulher da Capital, Rosa Mendonça, informou que a Central atenderá tanto a mulher, vítima de violência, como o homem intimado. “Esperamos que a Central venha agregar um bom serviço, pois todas as informações processuais vão ser prestadas pela CAJ. Temos atendimento individualizado para a mulher que chegar mais fragilizada e também para o agressor, com guichês separados. Contamos com quatro atendentes exclusivas para receber o público.”

Também prestigiou o evento a desembargadora Marlúcia de Araújo Bezerra, presidente da Coordenadoria da Mulher em Situação de Violência Doméstica e Familiar do Judiciário estadual.

SAIBA MAIS SOBRE A CAJ MULHER PRESENCIAL
A unidade identificará a demanda, repassará as informações sobre o procedimento que deve ser adotado e fornecerá todo o suporte, com o devido acolhimento de que a mulher necessita. Em regra, será preciso se identificar ao atendente, porque os casos tramitam em segredo de Justiça. Quando se tratar de denúncias, serão repassados os números 190 (Polícia) ou 180 (Central de Atendimento específica). O espaço fica na Avenida da Universidade, nº 3281, bairro Benfica. Caso a mulher queira ser atendida por telefone, ela deverá falar com a CAJ Mulher Atendimento Remoto, pelo telefone: 3108-2000, opção 1.

Para ver mais fotos clique na GALERIA.

Agenda2030 Promojud JustiçaMulher