Conteúdo da Notícia

TJCE firma convênio com Fundação para  implantação do projeto

TJCE firma convênio com Fundação para implantação do projeto “Justiça na Sala de Aula”

Ouvir: TJCE firma convênio com Fundação para implantação do projeto “Justiça na Sala de Aula”

O presidente do Tribunal de Justiça do Ceará (TJCE), desembargador Gladyson Pontes, assinou, nesta sexta-feira (24/11), convênio com a Fundação Demócrito Rocha para a implantação do projeto “Justiça na Sala de Aula”. O objetivo é realizar a qualificação de professores, pedagogos e gestores em educação na utilização de ferramentas pedagógicas para a difusão de conteúdos sobre o papel da Justiça no ambiente escolar. Participaram da assinatura do termo o presidente da Fundação, João Dummar Neto, Alexandre Medina, executivo de Estratégia e Relacionamento do Grupo de Comunicação O Povo e Adriana Joca, diretora de Relacionamento e Estratégia.
O conteúdo do curso de educação a distância será formatado em 12 videoaulas de 25 minutos e em 12 fascículos de 16 páginas cada, que serão encartados em sequência com periodicidade semanal, em jornal de grande circulação. Os temas a serem abordados serão “Justiça, democracia e Estado de Direito”; “Os direitos sociais – Justiça no século XXI” e “Somos todos agentes da Justiça – Democracia direta e participação popular”.
Todo o material produzido no curso a distância será acondicionado em kits DVD libretos, que conterá uma síntese do conteúdo escrito e as 12 videoaulas na íntegra, formatados em DVDs. Ao todo, serão produzidos 3.500 coleções com três libretos de 48 páginas.
O projeto, com duração de 11 meses, tem como público-alvo os professores e coordenadores de 500 escolas de ensino médio da rede pública de ensino da Região Metropolitana de Fortaleza.
“Nós vamos aos lugares mais adequados que são as escolas. O Tribunal precisa se aproximar da sociedade para informar, dizer o seu ofício, para que as pessoas compreendam como funciona o Poder Judiciário e possam tirar conclusões mais acertadas sobre a sua missão, que é muito nobre. A parceria com a Fundação Demócrito Rocha, que é um instrumento de grande alcance na sociedade cearense, certamente será o caminho mais fácil para trilhar e chegar a esses objetivos”, disse o presidente do TJCE. Aproximar o Poder Judiciário da sociedade é um dos objetivos do Planejamento Estratégico 2015-2020 do Poder Judiciário.
João Dummar Neto disse que o convênio procura levar para a sala de aula a compreensão do que é Justiça. “É fundamental que a sociedade tenha compreensão do papel da Justiça e de como ela trabalha. Nosso trabalho é dá acesso a essa informação na sala de aula, formando multiplicadores desse conteúdo e utilização desse conteúdo no dia a dia como cidadão e sociedade. Um dos nossos desafios é utilizar as mossas ferramentas de multiplicação para ajudar a sociedade, e a educação é um elemento muito importante”.