Conteúdo da Notícia

TJCE e Grupo de Apoio Acalanto capacitam pretendentes à adoção

TJCE e Grupo de Apoio Acalanto capacitam pretendentes à adoção

Ouvir: TJCE e Grupo de Apoio Acalanto capacitam pretendentes à adoção

O sonho da paternidade levou 35 casais e duas pessoas solteiras a participar do curso psicossocial e jurídico, promovido pela Comissão Estadual Judiciária de Adoção Internacional (Cejai) do Tribunal de Justiça do Ceará (TJCE), em parceria com o Grupo de Apoio Acalanto. A capacitação, voltada a pretendentes, ocorreu nesta sexta-feira (28/06), na sede do TJCE, em Fortaleza. A Cejai é presidida pela desembargadora Maria Vilauba Fausto Lopes.
A psicopedagoga Camila Monteiro e a psicóloga Vanessa Castro foram as responsáveis pelo treinamento. Camila Monteiro destacou a necessidade de desconstruir-se para receber um novo membro na família. “Usem esse tempo de espera para se prepararem. Façam terapia, resolvam questões com os pais de vocês, leiam livros e assistam a séries com essa temática”, ressaltou.
Ronaldo e Irisvanda são casados há 15 anos e não têm filhos. Para eles, “a decisão de adotar não foi fácil, mas vamos dar muito carinho para a criança que virá.”
CAPACITAÇÃO PARA SERVIDORES
Também nesta sexta-feira, 11 servidores de comarcas do Interior participaram de capacitação no TJCE. O analista judiciário Deusimar Rodrigues e o promotor de Justiça Dairton Oliveira esclareceram as dúvidas sobre a inserção de dados no Cadastro Nacional de Adoção (CNA).
Itamara Moraes, servidora do Fórum de Trairi, foi nomeada para alimentar o CNA. A profissional afirmou que “a capacitação é necessária sempre. As informações repassadas aqui são importantes porque entendemos o sistema e como funciona. Já que somos responsáveis por alimentar o cadastro, sentimos como nossa responsabilidade é grande. Por esse motivo, cursos como esse se fazem necessários sempre”.