Conteúdo da Notícia

Esmec lança Volume 17.1 da Revista Themis em evento com exposição de artigos científicos

Esmec lança Volume 17.1 da Revista Themis em evento com exposição de artigos científicos

Ouvir: Esmec lança Volume 17.1 da Revista Themis em evento com exposição de artigos científicos

Palestras sobre análise econômica do Direito e direitos humanos marcaram o lançamento da Revista Themis, periódico científico da Escola Superior da Magistratura do Ceará (Esmec), nesta sexta-feira (28/06). O evento “Temas Jurídicos em Debate” contou com a participação de articulistas de dois artigos que integram o volume 17.1, referente ao primeiro semestre de 2019, magistrados e servidores.

Presentes à solenidade o presidente e a vice-presidente do Tribunal de Justiça do Ceará (TJCE), desembargadores Washington Araújo e Nailde Pinheiro, respectivamente. O diretor da Esmec, desembargador Heráclito Vieira de Sousa Neto, abriu o evento e ressaltou o compromisso da gestão com a periodicidade da revista e o rigor técnico para a publicação de artigos científicos de qualidade. Também participou da abertura o coordenador-geral da Escola, juiz Ângelo Bianco Vettorazzi.

Logo em seguida, ocorreu palestra do juiz Saulo Gonçalves dos Santos, titular Vara Única da Infância e Juventude da Comarca de Sobral, e do procurador Rômulo Guilherme Leitão, do Município de Fortaleza. Eles são autores do artigo “O Pagamento e os Crimes Tributários: um Estudo à Luz da Análise Econômica do Direito”.

Ao expor sobre a temática do trabalho, o juiz explicou que a análise econômica do Direito é “um instrumento que auxilia magistrados e legisladores a tomar decisões com base na eficiência e na melhor adequação de recursos e benefícios”.

Já a diretora adjunta do Núcleo Paulista – Mediação e Arbitragem, doutoranda em Direito Internacional e Comparado pela Universidade de São Paulo (USP), Evelyn Roberta Araújo Barreto de Souza, expôs sobre “Uma Ideia Universal dos Direitos Humanos de um Ponto de Vista Cosmopolítico”. Ela trouxe a concepção do filósofo Immanuel Kant sobre o Direito Cosmopolítico e discutiu acerca dos desafios da implementação efetiva dos direitos humanos na sociedade contemporânea.

Para encerrar o lançamento da revista, houve apresentação da quadrilha junina da comunidade do Dendê. O evento foi transmitido ao vivo pela página do Facebook da Esmec e em breve estará disponível no Canal do Youtube da Escola.

Os artigos científicos do novo volume do periódico científico já estão disponíveis no site da Revista Themis.