Conteúdo da Notícia

TJCE e BID definem detalhes para concretização de empréstimo que vai subsidiar Promojud

Ouvir: TJCE e BID definem detalhes para concretização de empréstimo que vai subsidiar Promojud

O Tribunal de Justiça do Ceará (TJCE), o Governo do Estado, Governo Federal e o Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) se reuniram, nessa sexta-feira (26/02), para definir detalhes finais da negociação do contrato de empréstimo de US$ 35 milhões que vai subsidiar o Programa de Modernização do Judiciário (Promojud). O encontro virtual, que aconteceu durante a manhã e a tarde, resultou em um acordo exitoso. Agora, o próximo passo será a aprovação do contrato pela Diretoria do BID em Washington, nos Estados Unidos.

Durante a reunião, a presidente do TJCE, desembargadora Maria Nailde Pinheiro Nogueira, destacou que o empréstimo será um ganho para a instituição. “Ressalto a importância do Promojud, cujos projetos representam 70% do portfólio da gestão 2021-2023. Sou grata pela diligência com que Governo Federal e Estadual têm realizado a tramitação do financiamento do programa”, ressaltou. A magistrada ainda agradeceu ao empenho e profissionalismo dos representantes do BID, além da confiança e parceria na execução do projeto.

A presidente do Tribunal também falou sobre o potencial multiplicador do Promojud, que já despertou o entusiasmo do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) para implantar em outros tribunais do País. “Quero que a transformação digital seja feita de maneira humanizada, visando ao acolhimento daqueles que mais necessitam de auxílio e de apoio, com o objetivo de propiciar um Judiciário efetivamente aberto e inclusivo para todos”, concluiu.

Estiveram presentes os representantes do BID: Gustavo Palmerio, Mariano Lafuente, Krysia Avila, Carlos Carpizo, David Salazar e Tiago Cordeiro; do Governo Federal estiveram Lilia Maya Cavalcante, Francisco Carneiro de Filippo, Tiago da Fonte Didier Sousa, Mariana Cunha Eleuterio Rodrigues e Paulo Magaldi; já o Governo Estadual foi representado por Flávio Ataliba, Andrea Guimaraes Cerqueira dos Santos, Regis de Albuquerque Silva, Ticiana da Mota Gentil Parente, Rommel Frota, James Antônio Ferreira Uchoa, Marcio Cardeal Queiroz da Silva e José Otacilio de Assis Júnior. Do TJCE, estiveram presentes: Sérgio Mendes, Marcus Coelho, Rodrigo Xenofonte, Luís Lima Verde, Roberta Jucá e Daniel Chagas.

PROMOJUD
O Programa tem como objetivo principal a modernização do Judiciário e está baseado em dois componentes: “governança e gestão judiciária”, e “transformação digital para o aprimoramento ao cidadão”. Este último terá 80% dos investimentos previstos. Os recursos serão aplicados em transformação digital e inteligência artificial para melhorar a prestação de serviço aos usuários da Justiça, com atendimento moderno e aperfeiçoado, processo judicial célere e infraestrutura tecnológica modernizada.