Conteúdo da Notícia

Sustentabilidade: TJCE reduz uso de 105 mil copos descartáveis em 2019

Sustentabilidade: TJCE reduz uso de 105 mil copos descartáveis em 2019

Ouvir: Sustentabilidade: TJCE reduz uso de 105 mil copos descartáveis em 2019

Entre as ações do Judiciário cearense para fortalecer o consumo sustentável em suas unidades, está o incentivo à diminuição do uso de copos descartáveis. No ano passado deixaram de ser utilizados 105.098 copos.
O número reflete o consumo nos prédios do Tribunal de Justiça do Ceará (TJCE), Fórum Clóvis Beviláqua e Corregedoria-Geral da Justiça. “Campanhas sobre o uso consciente de materiais e práticas de sustentabilidade, como o incentivo pela troca de copos descartáveis por garrafinhas ou canecas, são exemplos de ações promovidas pelo Tribunal que contribuem com o desenvolvimento sustentável”, destaca o coordenador do Núcleo Socioambiental do TJCE, Wilson Lustosa.
É o que já acontece na vida da servidora Michelle Cochrane, que trabalha na Secretaria de Gestão de Pessoas do TJCE. Há alguns anos, não utiliza mais copos descartáveis no dia a dia. “Eu procuro incentivar os colegas a trazerem de casa xícaras de café, principalmente. Se a cada cafezinho que tomarmos, por exemplo, usarmos um copo pequeno, ainda assim, no fim do dia, do mês, será um montante relevante de material plástico”, ressalta.
COPO ZERO
Grande parte da redução do consumo se concentrou nos últimos meses do ano. De setembro a novembro de 2019, o Fórum Clóvis Beviláqua lançou uma campanha que reduziu, ao final de três meses, o consumo de 36 mil copos, além de 280 mil folhas de papel. O objetivo foi conscientizar magistrados e servidores sobre a importância do consumo consciente dos recursos.