Conteúdo da Notícia

Segundo fascículo do curso Justiça na Sala de Aula circula nesta quinta-feira

Segundo fascículo do curso Justiça na Sala de Aula circula nesta quinta-feira

Ouvir: Segundo fascículo do curso Justiça na Sala de Aula circula nesta quinta-feira

O segundo fascículo do curso Justiça na Sala de Aula está disponível nesta quinta-feira (03/05), com o tema “A Formação Histórica do Judiciário Brasileiro”. O módulo apresenta as principais etapas de construção do modelo judicial do País e aborda as origens das atuais características, subdivisões e funções. Para acessar a versão online clique aqui.
O material é uma parceria do Tribunal de Justiça do Ceará (TJCE) com a Fundação Demócrito Rocha (FDR) e a Universidade Aberta do Nordeste (Uane). O curso completo conta com 12 fascículos, totalizando 120 h/a.
A capacitação é gratuita, na modalidade de Educação a Distância (EaD), e tem o objetivo de promover a qualificação de professores, pedagogos e gestores em educação, além do público em geral, em temas alusivos à importância da Justiça como conceito social e o papel do Judiciário no ambiente escolar. A meta é beneficiar 500 escolas da rede pública de ensino de Fortaleza e Região Metropolitana.
Os interessados em obter a certificação terão que se inscrever no Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA), por meio do link ava.fdr.org.br. A inscrição é autoexplicativa e qualifica o cursista ao uso de todas as ferramentas virtuais de apoio pedagógico. Os certificados serão chancelados pela Universidade Estadual do Ceará (Uece) para os alunos que alcançarem nota acima de 6 na prova final.
FASCÍCULO 3
O tema do terceiro módulo será “O Novo Papel da Justiça na Democracia Brasileira e o Judiciário e o Conselho Nacional de Justiça”. O exemplar, que estará disponível no próximo dia 10 de maio, vai abordar as principais transformações que colocaram o Judiciário brasileiro num papel de protagonismo institucional, bem como compreender as origens e funções desenvolvidas pelo Conselho Nacional de Justiça.
DEBATES DO POVO
Ainda nesta quinta-feira, o juiz auxiliar da presidência do Tribunal de Justiça do Ceará (TJCE), Marcelo Roseno, participou do programa Debates do Povo, na Rádio O Povo/CBN, sobre o curso “Justiça na Sala de Aula”. O debate foi conduzido pelo jornalista Plínio Bortolotti e contou com a participação do juiz do trabalho Konrad Mota e do advogado Gustavo Brígido.

Durante o programa, os participantes destacaram a importância do material que circula junto com o jornal O Povo, além dos temas abordados nos fascículos. Foram debatidos aspectos da Justiça, como a transparência e as formas de aplicação da lei.