Conteúdo da Notícia

Presidente do TJCE recebe visita de juiz auxiliar do Conselho Nacional de Justiça

Presidente do TJCE recebe visita de juiz auxiliar do Conselho Nacional de Justiça

Ouvir: Presidente do TJCE recebe visita de juiz auxiliar do Conselho Nacional de Justiça

O presidente do Tribunal de Justiça do Ceará (TJCE), desembargador Gladyson Pontes recebeu, nesta quinta-feira (03/05), o juiz auxiliar da Presidência do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), Júlio Ferreira de Andrade, que também é o secretário-geral do Órgão. O magistrado veio ao Ceará acompanhar os trabalhos de cadastramento de presos para o Banco Nacional de Monitoramento de Prisões (BNMP 2.0), que reunirá informações como nome, local e o motivo do cárcere.
“Estamos trabalhando com afinco para cumprir o prazo estipulado pelo Conselho Nacional de Justiça. Criamos grupo de trabalho específico para implantar o BNMP e capacitamos servidores para utilizar essa ferramenta. Mas além disso, é imprescindível o empenho de todos os juízes enviando os dados para fazer o cadastro”, afirmou o desembargador Gladyson. Conforme prazo estabelecido pelo CNJ, os Tribunais estaduais têm até 30 de maio para fazer o cadastramento dos presos em todo o País.
Pela manhã, o juiz do CNJ visitou a Central do Banco Nacional de Monitoramento de Prisões (cadastro nacional de presos), no Tribunal de Justiça, onde está sendo realizado o cadastramento e fez avaliação. “Os trabalhos estão avançados, o presidente do TJCE mostrou compromisso com esse projeto, juntamente com o magistrado Luciano Lima, que coordena a iniciativa aqui no Estado.”
O BANCO DE PRISÕES
O BNMP foi lançado em 20 de novembro de 2017, pela presidente do CNJ e do Supremo Tribunal Federal (STF), ministra Cármen Lúcia. A finalidade é permitir o monitoramento e o controle do cumprimento das ordens de prisão e soltura em âmbito nacional e em tempo real.
Para mais informações sobre o assunto, acesso o vídeo disponibilizado pelo CNJ: https://www.youtube.com/watch?v=E5FslnS7YdY&feature=youtu.be