Conteúdo da Notícia

Realizada a primeira sessão do Órgão Especial no Fórum Clóvis Beviláqua e desembargadores elogiam novo espaço adaptado

Ouvir: Realizada a primeira sessão do Órgão Especial no Fórum Clóvis Beviláqua e desembargadores elogiam novo espaço adaptado

Os desembargadores que compõem o Órgão Especial inauguraram, nesta quinta-feira (09/12), a nova sala adaptada pelo Tribunal de Justiça do Ceará (TJCE), no Fórum Clóvis Beviláqua, para a realização das sessões de julgamento. A reunião ocorreu de forma semipresencial (física e virtual), com toda a estrutura moderna de aparelhos audiovisuais. A sessão híbrida teve transmissão ao vivo pelo canal TJCE Teams, com a participação de 11 desembargadores presentes e oito virtualmente. O Colegiado é formado por 19 magistrados. No espaço foi disponibilizada 12 cadeiras para o público. O uso máscaras foi obrigatório para todos.

Os desembargadores julgaram um total de 47 processos, com uma sustentação oral e dois pedidos de vistas. “Estou muito feliz em inaugurar este espaço adaptado para as sessões do Órgão Especial. É um momento em que agradeço a todos os colegas desembargadores e aos profissionais da Secretaria de Administração e de Tecnologia da Informação do Tribunal pelo empenho, esforço e excelente trabalho dedicados nos últimos três meses”, reconheceu a chefe do Judiciário cearense, desembargadora Maria Nailde Pinheiro Nogueira, que conduziu os trabalhos do Colegiado.

O corregedor-geral da Justiça, desembargador Paulo Airton Albuquerque Filho, enfatizou que o retorno presencial é de suma importância, não só para o Judiciário, mas para a sociedade civil, que quer falar e estar próximo do magistrado. A desembargadora Nailde tem feito um trabalho extraordinário na Gestão dela, mesmo com a pandemia e com o sinistro do prédio do Tribunal. Ela também tem focado na humanização do Judiciário, que é importantíssimo para a Justiça”.

Para o desembargador Heráclito Vieira, “o esforço que a Presidência tem feito, com todos os cuidados necessários, para impor uma normalidade no ritmo de trabalho do Judiciário e seu desenvolvimento diante da pandemia, foram essenciais para o retorno dos trabalhos presenciais. Esse momento nos dá mais ânimo. O trabalho remoto foi fundamental, mas não substitui o presencial. Eu parabenizo a atual Gestão pelo esforço realizado na recondução das atividades presenciais”.

Além da sala do Órgão Especial, que também acomodará as reuniões do Pleno, foram adaptadas outras duas salas para as sessões das Câmaras Criminais, de Direito Privado e Público, Seções de Direito Público e Privado e Câmaras Isoladas. As adaptações provisórias foram providenciadas após incêndio no prédio do Tribunal de Justiça, que ocorreu em 6 de setembro deste ano.

Para entrar no Fórum Clóvis Beviláqua e demais prédios do Poder Judiciário é obrigatória a apresentação do certificado de vacinação contra a Covid-19. A medida é válida tanto para frequentadores internos (magistrados, servidores e colaboradores) quanto externos (advogados, defensores, promotores, partes e demais cidadãos).