Conteúdo da Notícia

Programação da Semana da Conciliação no Cariri inclui ações educativas e sensibilização para promoção da cultura de paz

Ouvir: Programação da Semana da Conciliação no Cariri inclui ações educativas e sensibilização para promoção da cultura de paz

O Poder Judiciário cearense promoverá a XVIII Semana Nacional da Conciliação nos próximos dias 6 a 10 de novembro. Em alusão ao período da mobilização, o Centro Judiciário Regional de Solução de Conflitos e Cidadania (Cejusc) do Cariri, realizará ações educativas de conscientização, sensibilização e fomento aos Métodos Adequados de Solução de Conflitos.

A temática escolhida para reger os eventos neste ano foi “Comunicação assertiva e inteligência emocional na gestão de conflitos”. A cerimônia de abertura acontecerá no dia 6, na Escola Dona Odorina Castelo Branco, em Juazeiro do Norte, onde alunos, professores e gestores educacionais poderão assistir a uma palestra sobre uma nova abordagem educacional dentro do assunto citado.

AÇÕES EM FACULDADES

A partir do dia 7, até o final da Semana, a Faculdade Metropolitana do Cariri (Famec); o Centro Universitário Maurício de Nassau (Uninassau-Unijuazeiro); o Centro Universitário Doutor Leão Sampaio (Unileão); e o Centro Universitário Paraíso (UNIFAP), realizarão ações voltadas para o acesso à informação e o empoderamento social.

Diariamente será feito um trabalho de conscientização, bem como serão entregues materiais informativos sobre a solução de conflitos. Haverá também atendimentos explicativos sobre a importância da comunicação assertiva e a relevância dos Métodos Autocompositivos e serão arrecadados alimentos.

PROGRAMAÇÃO NA OAB DE JUAZEIRO

Nos dias 8 e 9 de novembro, advogados, mediadores, conciliadores judiciais, estudantes de Direito e da área jurídica poderão aprender sobre a temática da Semana sob a perspectiva da nova Advocacia. O objetivo será preparar os participantes para atuar adequadamente em audiências de conciliação e mediação.

No primeiro dia, o tema abordado será o gerenciamento de emoções para entregar a melhor performance no contexto das audiências. No segundo momento, o foco do painel será a importância do papel dos advogados, conciliadores e mediadores nas audiências autocompositivas.

RODA DE CONVERSA

A Semana de Conciliação será encerrada no dia 10 de novembro, na Famec, em uma roda de conversa sobre gestão de conflitos com o Cejusc do Cariri, mediadores e conciliadores judiciais. Na ocasião, serão apresentados os trabalhos dos discentes da disciplina de Métodos Adequados de Solução de Conflitos, do 3º semestre da unidade educacional.

A MOBILIZAÇÃO

A Semana da Conciliação é uma iniciativa do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) e abrange os Tribunais de Justiça, Tribunais do Trabalho e Tribunais Federais de todo o Brasil. Em Fortaleza, também acontecerão ações promovidas pelo Cejusc e pelo Núcleo Permanente de Métodos Consensuais de Solução de Conflitos (Nupemec).

No Shopping Iguatemi Bosque, por exemplo, demandas pré-processuais, processuais e de cidadania serão atendidas em um stand do TJCE. Confira mais detalhes sobre as ações na Capital clicando AQUI.

Para incluir o processo na Semana, ou a qualquer tempo, a população pode acessar o formulário “Quero Conciliar”, no site do TJCE, ou fazer o requerimento de forma direta, através de um advogado ou defensor público.

SERVIÇO

Abertura da Semana Nacional da Conciliação no Cariri
Data: 06 de novembro de 2023
Horário: 08h30 às 11h
Local: Escola Dona Odorina Castelo Branco Sampaio, em Juazeiro do Norte

Agenda2030