Conteúdo da Notícia

TJCE apresenta iniciativas sobre robotização, combate à violência doméstica e humanização no EnAJUS 2023

Ouvir: TJCE apresenta iniciativas sobre robotização, combate à violência doméstica e humanização no EnAJUS 2023

Com apresentações de três trabalhos representando o Tribunal de Justiça do Ceará (TJCE), o Encontro de Administração da Justiça (EnAJUS) 2023 começou nesta segunda-feira (23/10). O objetivo do evento, que tem como tema “Acesso à Justiça – Desafios Sociais, Econômicos e Institucionais”, é difundir conhecimento sobre as inovações e boas práticas de gestão em organizações do Sistema Judiciário.

Um dos projetos é “O Uso de Chatbots como Alternativa Viável e Eficaz ao Encerramento do Atendimento via Aplicativos de Mensagem”, de autoria do coordenador do LabLuz, Welkey Costa, que expõe as iniciativas que promovem a digitalização do TJCE e a implementação de novas tecnologias como catalisadores para o aumento da produtividade nas unidades judiciárias locais.

“Durante a pandemia, os tribunais de todo o Brasil adotaram o WhatsApp como canal para atendimentos, porém com o retorno do trabalho presencial, não há mais necessidade de utilizar esta ferramenta. Por isso, começamos a implantação em quatro unidades e trouxemos os resultados deste projeto, sendo o aumento da produtividade o principal deles”, afirma Welkey.

Outra prática é “O Programa Paz no Lar e o Combate Efetivo à Violência Doméstica”, de autoria do juiz César Morel, da juíza Janayna Marques e do policial militar, Marcos Antônio dos Santos Silva. “O nosso trabalho rompe com a visão tradicional do Judiciário e aumenta a credibilidade do Poder, já que nos aproxima da sociedade”, disse o magistrado.

Equipe cearense compartilha as boas práticas de gestão do TJCE durante Encontro que ocorre em Brasília

Também será apresentado o trabalho “Acesso Justo: Construção da Acessibilidade e Humanização no Atendimento do Tribunal de Justiça do Ceará”, de autoria do diretor estadual da Central de Atendimento, Nelson Nogueira.

O TJCE foi objeto de pesquisa de três trabalhos empíricos, a saber: “A Análise da Agenda 2030 em um Tribunal de Justiça de Médio Porte a partir do Gerenciamento de Projetos e Processos”; “Duração Razoável do Processo nas Câmaras Criminais do Tribunal de Justiça do Ceará (TJCE): um levantamento dos fatores de impacto na demora processual em um gabinete criminal” e “O Processamento do Habeas Corpus no Tribunal de Justiça do Ceará (TJCE) e sua Influência na Duração Razoável do Processo”.

Além disso, o servidor Flávio José Moreira Gonçalves, lotado na Escola Superior da Magistratura do Ceará (Esmec), apresentou o trabalho “Governança e Valor Público: os Desafios à Inteligência Artificial nos Tribunais Brasileiros”, desenvolvido em coautoria com os servidores João Paulo Braga Cavalcante, Flavianne Damasceno Maia e Nara Rejane Gonçalves de Araújo. Eles integram o Grupo de Pesquisa Dimensões do Conhecimento do Poder Judiciário, da Esmec. Já o servidor José Marcelo Maia Nogueira atuou como mediador em duas sessões de apresentações.

O Encontro, sediado em Brasília, acontece até sexta-feira, dia 27. O evento também oferece minicursos focados em métodos e técnicas de pesquisa, visando oferecer oportunidades de capacitação a indivíduos interessados em ampliar o conhecimento sobre pesquisa em Administração da Justiça, apoiada em dados e evidências.

Agenda2030