Conteúdo da Notícia

Presidente do TJCE acompanha comitiva do CNJ em visita a unidades prisionais

Ouvir: Presidente do TJCE acompanha comitiva do CNJ em visita a unidades prisionais

A presidente do Tribunal de Justiça do Ceará (TJCE), desembargadora Maria Nailde Pinheiro Nogueira, acompanhou, nesta quarta-feira (17/11), a visita da comitiva do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) em unidades prisionais do Ceará. A equipe do CNJ está cumprindo atividades previstas em planejamento, elaborado em conjunto com TJCE, para aprimorar as rotinas de serviço do sistema de Justiça Criminal e de Execução Penal”. “Esse modelo de trabalho interinstitucional, feito em parceria com o objetivo de superar os problemas, torna-se uma referência para o país. A Justiça do Ceará está sempre à disposição para contribuir com o sucesso desta missão”, afirmou a magistrada.

A primeira visita da comitiva, coordenada pela ministra Maria Thereza Assis de Moura, corregedora nacional de Justiça, foi à creche do Instituto Penal Feminino Auri Moura Costa (IPF). O local é destinado a apenadas gestantes (a partir de sete meses) ou que amamentam. Em seguida, conheceram as instalações da própria unidade prisional, além dos trabalhos desenvolvidos pelas internas, como artesanato, costura, montagem de ventiladores, fabricação de bolsas, chapéus entre outros materiais.

Também foram visitadas as instalações do Centro de Triagem e Observação Criminológica (CTOC) e também a Triagem e a Unidade Prisional Irmã Imelda Lima Pontes. Antes de encerrar as visitas, a presidente fez saudações aos policiais do Comando Tático Motorizado (Cotam) e agradeceu pelos trabalhos que eles desenvolvem.

A comitiva do CNJ é formada pelo juiz coordenador do Departamento de Monitoramento e Fiscalização do Sistema Carcerário e do Sistema de Execução de Medidas Socioeducativas (DMF), Luís Geraldo Sant’ana Lanfredi; os juízes Carl Olav Smith e Gabriel da Silva Matos, auxiliares da Corregedoria Nacional; a secretária de Comunicação Institucional, Juliana Gonzaga Neiva; e a diretora-executiva do Departamento de Monitoramento e Fiscalização do Sistema Carcerário e do Sistema de Execução de Medidas Socioeducativas (DMF), Natália Dino.

Também esteve presente o juiz Ricardo Alexandre, auxiliar da Presidência do TJCE.

ENCONTRO COM CORREGEDOR
No período da tarde, o corregedor-geral da Justiça do Ceará, desembargador Paulo Airton Albuquerque Filho, recebeu a ministra Maria Thereza Assis de Moura, o desembargador Marcelo Martins Bethe e a juíza Maria Paula Cassone Rossi, na Corregedoria-Geral. Na oportunidade, eles conversaram sobre o trabalho de correições realizado nos cartórios do Estado, que teve início nessa terça e se encerrou nesta quarta-feira (17). As correições de rotina têm como objetivo zelar pelo aprimoramento dos serviços extrajudiciais para o bom funcionamento dessas unidades que são fiscalizadas pelo Poder Judiciário.

Para ver mais fotos clique na GALERIA.

VEJA TAMBÉM:

Equipe do CNJ está no Ceará para alinhar ações de aprimoramento do sistema carcerário