Conteúdo da Notícia

Presidente do CNJ diz que Meta 2 tem mudado organização administrativa dos tribunais

Ouvir: Presidente do CNJ diz que Meta 2 tem mudado organização administrativa dos tribunais

11.09.2009
Ao participar do encerramento do VI Congresso Brasileiro de Direito do Trabalho e Direito Processual do Trabalho em Maceió (AL), nesta sexta-feira (11/09), o presidente do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), ministro Gilmar Mendes, elogiou os tribunais que estão próximos de cumprir a Meta 2 do Plano de Nivelamento do Judiciário. O ministro afirmou que a campanha pelo cumprimento da meta, mais do que consistir num esforço para a redução da taxa de congestionamento dos processos, representa uma reestruturação dos tribunais em relação à organização processual, de práticas e rotinas de trabalho e, sobretudo, reestruturação administrativa do Judiciário em todo o país.
A Meta 2, que tem a proposta de julgar, até o final deste ano, todos os processos ajuizados até 31 de dezembro de 2005 e já foi atingida por vários tribunais. O ministro destacou, em Alagoas, o Tribunal de Justiça daquele estado (TJAL) tem feito grande esforço para garantir o seu cumprimento, além do Tribunal Regional do Trabalho da 19ª região.
Medalha – O presidente Gilmar Mendes sugeriu, ainda, que os tribunais que estiverem próximos do cumprimento da meta comecem a trabalhar no intuito de começar a julgar os processos protocolados no ano de 2006, como forma de acelerar ainda mais a o andamento processual e reduzir a taxa de congestionamento da Justiça no país, o que acarretará num Judiciário mais moderno e eficaz. Ao final da solenidade, o ministro Gilmar Mendes foi agraciado com a medalha Ministro Silveira de Araújo Jorge, que é concedida, em todas as edições do congresso, a personalidades cujo trabalho contribui de alguma forma para a melhoria do Poder Judiciário.