Conteúdo da Notícia

Práticas exitosas do TJCE serão compartilhadas em Curitiba no encontro sobre “Transformação Digital e Administração da Justiça Pós-Covid”

Ouvir: Práticas exitosas do TJCE serão compartilhadas em Curitiba no encontro sobre “Transformação Digital e Administração da Justiça Pós-Covid”

Projetos, programas e ações do Judiciário cearense serão apresentados durante o Encontro de Administração da Justiça (EnAJUS) – 2022, que ocorrerá de 24 a 27 de outubro, em Curitiba. Desembargadores, juízes e servidores do Tribunal de Justiça do Ceará (TJCE) são autores de sete trabalhos aprovados pela organização do evento, que tem como tema central: “Transformação Digital e a Administração da Justiça Pós-Covid”.

A temática sinaliza aos participantes a importância da reflexão sobre a transição digital em curso no âmbito de organizações da Justiça, acentuada durante o período da pandemia da Covid-19. Em especial, procura-se compreender os impactos da progressiva integração de novas tecnologias, explorando as consequências da migração para o modo remoto e do uso de novas arquiteturas, plataformas e sistemas de comunicação, em relação a questões como acesso à Justiça, garantia de qualidade das decisões, direito de defesa, gestão eficiente de recursos, efetividade de políticas judiciárias, entre outros aspectos.

O evento também oferecerá minicursos, focados em métodos e técnicas de pesquisa, que visam oferecer oportunidades de capacitação a indivíduos interessados em ampliar o conhecimento sobre pesquisa em Administração da Justiça, apoiada em dados e evidências.

O EnAJUS 2022 terá sessões destinadas a apresentações de trabalhos e painéis temáticos. Será nesse formato que as vivências do TJCE serão divididas.

Confira os trabalhos do TJCE aprovados para o evento:

Estruturação Institucional da Gestão da Produtividade Judiciária
(autoria: Des. Washington Luis Bezerra de Araújo, Sérgio Mendes de Oliveira Filho e Miguel Mota dos Santos)
Será apresentado pelo diretor do Núcleo de Qualidade da Informação, Miguel Mota dos Santos.

Plano Estruturante do Sistema Prisional do Ceará
(autoria: Desa. Maria Nailde Pinheiro Nogueira, juiz Ricardo Alexandre da Silva Costa, José Marcelo Maia Nogueira e juiz Josué de Sousa Lima Junior)
Terá como representantes o secretário de Planejamento e Gestão, Marcelo Maia, e o juiz auxiliar da Corregedoria-Geral da Justiça do Ceará, Josué de Sousa Lima Júnior.

Automatização de Rotinas Repetitivas dos Servidores do TJCE
(autoria: juiz Ricardo Alexandre da Silva Costa e Miguel Mota dos Santos)
A apresentação será realizada pelo diretor do Núcleo de Qualidade da Informação, Miguel Mota dos Santos.

Sistema de Estatística e Informações (SEI)
(autoria: Des. Francisco Gladyson Pontes, Sérgio Mendes de Oliveira Filho, Katia Michelle Matos de Oliveira e Ricardo Gleidson de Vasconcelos)
Será compartilhado pelo analista da Secretaria de Planejamento e Gestão, Ricardo Gleidson de Vasconcelos.

Justiça: bem-vindo!
(autoria: Juíza Ana Cristina de Pontes Lima Esmeraldo e Nelson Ricardo de Moraes Moreira)
A experiência será dividida pela diretora do Fórum Clóvis Beviláqua, juíza Ana Cristina de Pontes Lima Esmeraldo, e pelo diretor Estadual de Atendimento do Tribunal de Justiça do Ceará, Nelson Ricardo de Moraes Nogueira.

+Gestão: Programa de Certificação em Gestão da Qualidade
(Des. Washington Luis Bezerra de Araújo, Sérgio Mendes de Oliveira Filho, José Marcelo Maia Nogueira, Francisco Marcelo Fontenele Braga e Roberta Kelma Peixoto de Oliveira Jucá)
A iniciativa será apresentada pelo secretário de Planejamento e Gestão, Marcelo Maia.

FCB + Humanizado
(autoria: Juíza Ana Cristina de Pontes Lima Esmeraldo e Pedro Ítalo Sampaio Girão)
Terá como representante a diretora do Fórum, juíza Ana Cristina de Pontes Lima Esmeraldo.

Agenda2030