Conteúdo da Notícia

Plataforma Ceará 2050 é apresentada para gestores do Tribunal de Justiça

Plataforma Ceará 2050 é apresentada para gestores do Tribunal de Justiça

Ouvir: Plataforma Ceará 2050 é apresentada para gestores do Tribunal de Justiça

Magistrados, gestores e servidores do Tribunal de Justiça do Ceará (TJCE) assistiram, na manhã desta sexta-feira (04/05), apresentação da Plataforma Estratégica de Longo Prazo – Ceará 2050. O evento ocorreu no Auditório Dom Aloísio Lorscheider, no Palácio da Justiça.
A abertura foi feita pelo superintendente da área Administrativa do Judiciário, Luis Eduardo Menezes Lima, representando o presidente do Tribunal, desembargador Gladyson Pontes. Na ocasião, o superintendente classificou o projeto como sendo um dos “mais importantes e significativos do Governo do Estado, porque busca uma visão de futuro para atender as demandas da sociedade de uma maneira mais eficiente”.
A apresentação ficou por conta dos professores Lima Matos e Antônio Miranda. Eles explicaram que a Plataforma é uma iniciativa do Governo estadual e coordenada pela Universidade Federal do Ceará, por meio da Fundação de Apoio a Serviços Técnicos, Ensino e Fomento a Pesquisas – Fundação Astef.
Os professores destacaram que o Ceará 2050 tem o objetivo de traçar estratégias para acelerar o crescimento econômico do Estado nas próximas três décadas para atender, de forma mais eficiente, às expectativas da sociedade pela oferta de serviços essenciais como saúde, educação, abastecimento de água, segurança pública e geração de emprego e renda.
Também afirmaram que a iniciativa tem cinco etapas, começando pela identificação dos problemas e pontos fortes do Estado nos últimos 30 anos. Em seguida, haverá um mapeamento de algumas soluções testadas em outros estados e países que poderiam ser aplicáveis no Ceará. Depois será elaborada uma visão de futuro e objetivos, por meio de encontros envolvendo população e setores. Então, haverá a concepção de projetos estratégicos com a elaboração de um portfólio. Por fim, será traçado um modelo de gestão e governança do Plano.
Durante a apresentação, eles ressaltaram a importância da participação das instituições públicas, entidades privadas, academia, movimentos sociais e sociedade civil para a formulação do planejamento.
Os interessados em conhecer e participar da Plataforma Estratégica de Longo Prazo – Ceará 2050 podem acessar o site https://participe.ceara2050.ce.gov.br.