Conteúdo da Notícia

TJCE entrega na próxima sexta-feira Medalha do Mérito Judiciário para quatro personalidades

TJCE entrega na próxima sexta-feira Medalha do Mérito Judiciário para quatro personalidades

Ouvir: TJCE entrega na próxima sexta-feira Medalha do Mérito Judiciário para quatro personalidades

O governador Camilo Santana, a irmã Maria da Conceição Dias Albuquerque, o historiador Miguel Ângelo de Azevedo (Nirez) e o servidor da Justiça estadual José Ferreira dos Santos serão homenageados com a Medalha do Mérito Judiciário Clóvis Beviláqua, concedida pelo Tribunal de Justiça do Ceará (TJCE). A solenidade de entrega ocorrerá às 16h da próxima sexta-feira (11/05), no Palácio da Justiça, durante sessão conduzida pelo presidente do Tribunal, desembargador Gladyson Pontes.
A condecoração, instituída em 1996, é a mais elevada distinção honorífica do Poder Judiciário. É concedida bienalmente para até quatro personalidades por sua atuação profissional, científica ou política e que tenham prestado relevantes serviços ou contribuição à causa da Justiça, ou aos interesses da comunidade do Ceará. A medalha leva o nome do jurista, legislador, professor e historiador Clóvis Beviláqua, autor do projeto do Código Civil Brasileiro, de 1900. Ele nasceu em Viçosa do Ceará, em 4 de novembro de 1859, e faleceu no Rio de Janeiro, em 26 de julho de 1944.
Em 2016, as personalidades homenageados foram: ministra Cármen Lúcia, presidente do Supremo Tribunal Federal (STF) e do Conselho Nacional de Justiça (CNJ); o desembargador Fernando Luiz Ximenes Rocha, decano do TJCE; o empresário Aírton José Vidal Queiroz, presidente da Fundação Edson Queiroz e chanceler da Universidade de Fortaleza (Unifor); e o juiz Francisco Luciano Lima Rodrigues, auxiliar da Presidência do Tribunal de Justiça.
HOMENAGEADOS DESTE ANO
CAMILO SOBREIRA DE SANTANA – Natural do Município do Crato, é filho do ex-deputado Eudoro Santana e da assistente social Ermengarda Santana. É casado com Onélia Leite Santana e pai de dois filhos. Ele é engenheiro agrônomo, com mestrado em Desenvolvimento e Meio Ambiente, pela Universidade Federal do Ceará (UFC). Iniciou a vida pública como servidor federal tendo ocupado, entre 2003 e 2004, a Superintendência Adjunta Estadual do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente (Ibama). Em 2007, exerceu o cargo de secretário do Desenvolvimento Agrário do Estado. Em 2010, foi o deputado estadual mais votado do Ceará. No ano seguinte assumiu a Secretaria das Cidades, quando impulsionou programas de habitação e projetos urbanos e ambientais em várias regiões do Estado. É governador do Estado desde janeiro de 2015.
MIGUEL ÂNGELO DE AZEVEDO – Mais conhecido como “Nirez”, é filho do poeta, escritor e pintor Otacílio de Azevedo. É casado com Maria Zenita Rodrigues de Azevedo e pai de quatro filhos. Ele mantém em sua casa, localizada no bairro Rodolfo Teófilo, a maior discoteca particular do país. O Arquivo Nirez, conhecido nacionalmente, é composto por um rico acervo bibliográfico, arquivístico e museológico como: livros, revistas, rótulos, fotos, slides, negativos e equipamentos antigos. Possui como principal atração a coleção de gravações em 78 rotações (discos de cera), considerada uma das maiores do Brasil em gravações comerciais, com um montante de mais de 22 mil exemplares, contemplando todas as fases da produção musical nacional de 1902 a 1964. Recebeu vários prêmios e reconhecimentos, entre eles: Prêmio Rodrigo Melo Franco de Andrade, do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional em 1994; Prêmio Sereia de Ouro, também em 1994. Em 2002, seu Arquivo foi contemplado no concurso da Petrobras, recebendo apoio para reformar, digitalizar e disponibilizá-lo na Internet.
IRMÃ MARIA DA CONCEIÇÃO DIAS DE ALBUQUERQUE – É a quinta filha da tradicional família “Dias Albuquerque Aguiar”, do Município de Massapê. Ela tem dedicado sua vida diuturnamente à prática da solidariedade. Conhecida como “irmã sorriso”, é carismática e desenvolve um grande trabalho no acolhimento, apoio e assistência a crianças e adolescentes com câncer no Lar Amigos de Jesus – Associação dos Missionários da Solidariedade, da qual é presidente e fundadora (2009). A instituição, que tem capacidade para acomodar 64 pessoas, entre crianças e mães, fica no bairro Joaquim Távora. É missionária há 36 anos e há 31 anos trabalha com crianças e adolescentes com câncer e familiares; é licenciada em nível superior em Catequese e Teologia pela Escola Arquidiocesana de Catequese e Instituto de Ciências Religiosas, e Filosofia na Faculdade de Filosofia de Fortaleza.
JOSÉ FERREIRA DOS SANTOS – Natural de Aracati, nasceu em 25 de março de 1950. É filho de Francisco Ferreira dos Santos e de Helena Rocha dos Santos. Pai de quatro filhos, é casado com Antônia de Sousa Santos. Ele é Técnico Judiciário do Tribunal de Justiça, lotado na Divisão de Gerenciamento de Documentos Eletrônicos e Físicos (Arquivo). “Zé Ferreira”, como é conhecido, ingressou no Judiciário em 10 de abril de 1970, no cargo de auxiliar de serviços. Tem, portanto, 48 anos de serviços prestados à Instituição. Ele já recebeu homenagem por haver completado mais de 45 anos servindo à Justiça.
SERVIÇO
Evento: Solenidade de entrega da Medalha do Mérito Judiciário Clóvis Beviláqua
Data: Próxima sexta-feira (11/05), às 16 horas
Local: Auditório do Pleno do Tribunal de Justiça do Ceará, no Palácio da Justiça, bairro Cambeba