Ouvidora do STF destaca importância da Democracia, Judiciário e Constituição para estudantes de escola pública na Esmec
- 824 Visualizações
- 25-04-2025
A Escola Superior da Magistratura do Estado do Ceará (Esmec) recebeu, nesta sexta-feira (25/04), a ouvidora do Supremo Tribunal Federal (STF), juíza Flávia Martins, para falar aos estudantes da Escola Estadual Dom Antônio de Almeida Lustosa, no bairro Edson Queiroz, em Fortaleza. A ação faz parte do projeto educacional do “Supremo Tribunal Federal (STF) na Escola”, e reuniu aproximadamente 300 estudantes no auditório da Esmec.
O programa, criado em 2023, propõe diálogos com estudantes do ensino fundamental e médio sobre Democracia, Poder Judiciário e Constituição. “Esse trabalho é muito importante porque ajuda a construir cidadãos e cidadãs mais conscientes a respeito da organização dos Poderes, da nossa Constituição e do papel dos Tribunais. Tudo isso é importante para que possamos construir um país melhor”, destaca a ouvidora.
A diretora da Esmec, desembargadora Joriza Magalhães Pinheiro, elogiou a participação dos(as) estudantes nesse momento de interação do Judiciário com a comunidade. “Essa interlocução com sociedade e principalmente com jovens é algo que nos encanta e que vem ao encontro da nossa responsabilidade social, de não apenas julgar processos e aplicar justiça, mas também de dialogar com o conjunto social sobre todas essas questões tão relevantes e contribuir para a construção de um mundo mais tolerante e mais respeitoso aos direitos do outro”.

Para a estudante Ana Nicole, do 2° ano, a representatividade da mulher é um tema a ser ressaltado na execução da ação. “Eu acho importante porque é uma mulher negra, é uma representatividade, e a partir disso podemos nos inspirar para o nosso futuro”, diz Ana ao se referir à palestrante.
SAIBA MAIS
Lançado em fevereiro de 2023, o projeto “STF na Escola” consiste numa ação de educação cidadã, que visa explicar, de forma didática e simples, aos estudantes de ensino fundamental e médio de escolas públicas e privadas, o papel da Suprema Corte, da Constituição Federal e da Democracia. O público-alvo são estudantes do ensino fundamental e médio de escolas públicas e privadas, e a proposta apresenta duas possibilidades: representantes do STF vão até as escolas, para explicar o funcionamento dos Poderes e do Judiciário, ou grupos de estudantes visitam o Tribunal, para conhecer as instalações e a história da Corte, além de assistir ao início da sessão de julgamento no Plenário. Acesse a página do projeto para saber mais.
