Conteúdo da Notícia

Órgãos julgadores do Judiciário utilizam novo sistema de videoconferência para realização de sessões virtuais

Ouvir: Órgãos julgadores do Judiciário utilizam novo sistema de videoconferência para realização de sessões virtuais

As sessões virtuais do Tribunal de Justiça do Ceará (TJCE) estão sendo realizadas por meio de um novo sistema de videoconferência: o Microsoft Teams. A ferramenta, em uso desde terça-feira (1º/09), proporciona um ambiente digital aberto, promovendo a colaboração entre as equipes de trabalho.

A nova sistemática foi inaugurada, primeiramente, pela 3ª Câmara Criminal. O Colegiado foi o pioneiro, no 2º Grau, na realização de sessões por videoconferência, em 7 de abril de 2020, logo após o início da pandemia da Covid-19. Até o mês passado, as reuniões virtuais eram realizadas pela plataforma Webex-Cisco.

“Foi um marco importante superado e o início de um novo ciclo com o sistema Teams. Sempre contamos com o apoio de todos os desembargadores, Ministério Público, Defensoria Pública, servidores, advogadas, advogados, estagiários e estagiárias. Também tivemos o essencial suporte da Secretaria de Tecnologia do Tribunal”, destacou o desembargador Lincoln Araújo, presidente da 3ª Criminal.

MICROSOFT TEAMS
Lançada no mercado em novembro de 2016, a ferramenta é uma plataforma unificada de comunicação e colaboração que combina bate-papo, videoconferências, armazenamento de arquivos (incluindo colaboração em arquivos) e integração de aplicativos no local de trabalho. O serviço se integra ao pacote de produtividade Office 365 e apresenta extensões que podem ser integradas a produtos que não são da Microsoft.

ENCURTADOR DE LINK E QR CODE
O TJCE implantou, no último dia 25 de agosto, a ferramenta de Encurtamento de Link, com geração de QR Code. A ferramenta facilita o acesso das partes e advogados que precisam participar das audiências e reuniões virtuais, por meio do Microsoft Teams. O sistema dispensa ações como copiar, colar e clicar no link do Teams para entrar no evento. Basta o interessado aproximar o celular do QR Code que fica no documento da audiência, por exemplo, que será remetido automaticamente para a reunião.