Conteúdo da Notícia

Memorial do Poder Judiciário do Ceará é referência para Tribunal de Justiça do Piauí

Ouvir: Memorial do Poder Judiciário do Ceará é referência para Tribunal de Justiça do Piauí

As riquezas, resgate, preservação e valorização das tradições da Justiça cearense, reunidas no Memorial do Poder Judiciário do Estado, desde 1996, foram apreciadas por representantes do Tribunal de Justiça do Piauí (TJPI). O espaço foi visitado, na manhã desta sexta-feira (03/08), por magistrados piauienses como referência para inauguração do Memorial do Piauí, que ocorrerá em janeiro de 2022.

A comitiva foi recepcionada pela presidente do Tribunal de Justiça do Ceará (TJCE), desembargadora Maria Nailde Pinheiro Nogueira, que destacou a importância da preservação e rememoração do legado profissional dos magistrados, que servem de modelo para futuras gerações. “Muitos magistrados cearenses que já se foram, deixaram seu legado, mas nós continuamos construindo a nossa história”.

Além da contribuição profissional dos operadores do Direito, o Memorial do TJCE é composto de objetos, documentos e fotografias que formam a história da Justiça do Ceará. O acervo também pode ser parcialmente visto nas galerias virtuais da Seção Virtual do Memorial, lançado em maio deste ano, disponível no Portal do Tribunal.

“O Memorial do Judiciário cearense é muito rico, não só em referência, mas em objetos culturais físicos, porque de várias Administrações anteriores e que tiveram visões históricas, houve o resgate, através do próprio Tribunal, de comarcas antigas, fóruns e cartórios que guardaram seus acervos em nível de história e memória. O Memorial também tem a contribuição de grandes líderes do Nordeste”, afirmou o desembargador Durval Aires Filho, coordenador do espaço.

Decano do TJPI, o desembargador Luiz Gonzaga Brandão de Carvalho conheceu o Memorial em 1999, quando era presidente do Judiciário piauiense. “Me apaixonei pelo lugar, desde aquela época. Em quase 22 anos, estou aqui revendo o espaço, evidentemente muito maior, pois cresceu em tamanho, em documentação, em formação e em qualificação. Viemos buscar referências para fortalecer tudo o que queremos inaugurar em Teresina”, disse.

Na ocasião, foi apresentado à comitiva piauiense um vídeo contando a história do Memorial e seu acervo. O Grupo conheceu ainda todas as atividades culturais que o TJCE desenvolve. Também à frente da coordenação do espaço, o desembargador Sérgio Luiz Arruda Parente lembrou que o lugar é um ponto de encontro de estudantes de Direito e de nível médio que visitam a sede do TJCE. Além de visitas guiadas, de escolas e faculdades, o local recebe curiosos e frequentadores do Tribunal das 8h às 15h.

Também estiveram presentes o desembargador piauiense, Olímpio José Passos Galvão, o procurador-geral do Piauí, Antônio Pádua Ferreira Linhares, e a superintendente de Gestão de Contratos do TJPI, Germana Leal de Sousa.

Clique AQUI para ver a galeria de fotos da visita.

Clique AQUI para ver o vídeo sobre o Memorial.