Conteúdo da Notícia

Núcleo de Solução de Conflitos do TJCE discute ações de conciliação com representantes da OAB

Publicado em: 15-05-2018

A supervisora do Núcleo Permanente de Métodos Consensuais de Solução de Conflitos (Nupemec) do Tribunal de Justiça do Ceará (TJCE), desembargadora Tereze Neumann Duarte Chaves, esteve reunida com o presidente da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB/CE), Marcelo Mota. O encontro ocorreu nessa segunda-feira (14/05), no Palácio da Justiça, e contou com a presença das advogadas Márcia Vieira e Suzyanne Ventura, que integram a Comissão Especial de Mediação e Conciliação da OAB/CE.

A magistrada destacou que o objetivo da reunião foi “estreitar as relações institucionais entre o Nupemec e a OAB do Ceará, para incentivar, entre os advogados, a criação de Câmaras Privadas de Mediação e Conciliação”. A desembargadora explicou que a iniciativa visa a fortalecer os meios alternativos de solução de conflitos, conforme previsto na Resolução 125/2010 do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) e no atual Código de Processo Civil (CPC).

Também foi discutido uma colaboração entre a OAB e o Nupemec para o desenvolvimento de ações de capacitação, como palestras e cursos, aos advogados de vários municípios do Interior. A supervisora ressaltou ainda a necessidade de “disseminar os meios consensuais de solução de conflitos e, por consequência, incentivar entre os jurisdicionados a cultura da pacificação através do consenso”.