Conteúdo da Notícia

Assistidos por projetos de ressocialização participam do curso de Gramática e Redação Oficial no Fórum

Assistidos por projetos de ressocialização participam do curso de Gramática e Redação Oficial no Fórum

Ouvir: Assistidos por projetos de ressocialização participam do curso de Gramática e Redação Oficial no Fórum

Assistidos pelos projetos “Aprendizes da Liberdade” ou “Justiça de Portas Abertas” estão participando do curso Gramática e Redação Oficial. As aulas, iniciadas no último dia 7, ocorrem até o próximo dia 28, às segundas, quartas e sextas-feiras, na Seção de Capacitação do Fórum Clóvis Beviláqua (FCB), totalizando 20h/a. A turma é composta de 19 alunos.
De acordo com a Seção de Capacitação, o treinamento faz parte de uma série (que também inclui “Informática Básica” e “Postura Profissional e Trabalho em Equipe”), cujo objetivo é promover educação profissionalizante em áreas básicas à reinserção definitiva dos recuperandos no mercado de trabalho e à maior eficiência de sua atuação laboral.
O curso “Gramática e Redação Oficial”, que é o primeiro deles (os outros ocorrerão em julho e agosto próximos), já tem despertado o interesse dos participantes. “Eles são muito interessados, e isso é essencial porque com uma turma sem interesse seria mais complicado”, observa o facilitador, Edwilson Soares Freire, que é analista judiciário da Seção de Arquivo do Fórum.
Segundo um dos alunos, que está terminando o Ensino Médio e prestará o Enem (Exame Nacional do Ensino Médio), capacitações são sempre bem-vindas, ainda mais em português, pois, além de ajudar no exame, melhora os modos de se expressar. “Temos a oportunidade de ter uma capacitação maior dentro do trabalho. É uma oportunidade que a gente não pode deixar passar”, reconhece o participante, que trabalha como arquivista na citada Seção.
Os projetos “Aprendizes da Liberdade” e “Justiça de Portas Abertas “têm como autores os juízes Cézar Belmino Barbosa Evangelista e Luciana Teixeira de Souza, das Varas de Execução Penal de Fortaleza. As iniciativas visam proporcionar, para apenados, educação formal e inserção no mercado de trabalho respectivamente.
Fonte: FCB