Conteúdo da Notícia

Núcleo de Qualificação do TJCE completa um ano com mais de 24 mil processos movimentados

Ouvir: Núcleo de Qualificação do TJCE completa um ano com mais de 24 mil processos movimentados

Destaque do Programa Celeridade no âmbito do 2° Grau, o Núcleo de Qualificação do Acervo do Tribunal de Justiça do Ceará (TJCE) está completando, nesta quarta-feira (06/05), um ano de atuação. Nesse período, a equipe que compõe o Núcleo analisou 38.852 ações e movimentou 24.353 processos, além de colaborar diretamente para o expressivo número de 4.970 baixas processuais.

O impacto do trabalho desenvolvido pelo Núcleo reflete nos números positivos do total de processos baixados nas Câmaras de Direito Público e Privado do TJCE, que saltou de 20.299 (entre maio de 2018 e abril de 2019) para 28.027 (entre maio de 2019 e abril de 2020), significando um incremento de 38%, após a atuação do grupo de trabalho.

As atividades das equipes que compõem o Programa Celeridade no 2° Grau são coordenadas pela Vice-Presidência do TJCE, que tem à frente a desembargadora Nailde Pinheiro Nogueira. A magistrada festeja os números e reconhece o empenho de todos os colaboradores. Ela também destaca os serviços prestados pelos servidores da Secretaria Judiciária e suas coordenadorias. “Há uma sintonia entre o trabalho desenvolvido pelo Núcleo e o dos servidores que cuidam dos expedientes do Tribunal. Esse espírito de colaboração mútua é o que mais tenho incentivado para alcançarmos a contínua melhoria dos serviços.”

Ressalta ainda ser “muito importante que cada um tenha consciência da importância de seu trabalho individual para o todo, e que, numa perspectiva global, enxergue que somente juntos podemos construir o futuro por todos desejado, realizando o serviço conforme as necessidades e perspectivas dos usuários do sistema judicial”.

A juíza auxiliar da Vice-Presidência e supervisora dos trabalhos, Joriza Magalhães, afirma que, “além do incremento na celeridade dos processos judiciais, o Programa tem um papel social importante, pois possibilita aos estagiários conhecimentos práticos do processo judicial e o desenvolvimento de habilidades, tais como, assiduidade, pontualidade, equilíbrio emocional, comunicação, motivação e iniciativa. É bem gratificante contribuir para a formação profissional desses jovens, que se envolvem e se comprometem com a melhoria do serviço público”.

INTEGRANTES DO NÚCLEO
Atualmente, o Núcleo de Qualificação do Acervo é composto por sete estagiários de graduação e pelo servidor Sérgio Rômulo de Oliveira Chagas, que controla as planilhas de produtividade e orienta diretamente a equipe. Em um ano, a equipe já trabalhou no acervo de 19 gabinetes de desembargadores do TJCE. O objetivo é alcançar, até o fim da atual Gestão, todos os 40 gabinetes que compõe o TJCE, com exceção da Presidência, Vice-Presidência e Corregedoria-Geral.

SAIBA MAIS
A baixa processual ocorre com o arquivamento do processo após o trânsito em julgado da decisão. É o dado mais importante considerado pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ) para avaliar o desempenho dos tribunais.