Conteúdo da Notícia

Núcleo de Atendimento ao Homem Autor de Violência Doméstica faz balanço e define ações para 2023

Ouvir: Núcleo de Atendimento ao Homem Autor de Violência Doméstica faz balanço e define ações para 2023

Planejar para otimizar a execução dos trabalhos. Esse foi o objetivo do Núcleo de Atendimento ao Homem Autor de Violência Doméstica contra a Mulher (Nuah) ao promover, nesta terça-feira (13/12), a primeira reunião para avaliar o ano de 2022 e o planejamento das ações para o próximo ano.

O Nuah existe desde 2010, mas passou por uma pausa em face da pandemia. A projeção, agora, é retomar os trabalhos a todo vapor, principalmente após convênio com a Universidade Federal do Ceará (UFC), por meio do projeto Renova do Laboratório de Análise Experimental do Comportamento Ceará (LACCE).

“Essa reunião foi importante porque depois da retomada do trabalho estamos dando seguimento às ações, principalmente depois do recebimento do projeto Renova. Definimos o início dos trabalho e algumas ações compactuadas com os envolvidos no projeto”, explicou a juíza coordenadora do Nuah, Danielle Arruda.

“Estamos com um convênio assinado com a UFC por meio do Projeto Renova, que trouxe uma grande força para o retorno do Núcleo, pois ele trabalha as habilidades sociais de homens que praticaram violência contra a mulher. É um trabalho especializado e uma forma de combater a violência contra a mulher por promover uma mudança de paradigma”, disse Elizângela Gomes, assistente social da Vara de Execução de Penas e Medidas Alternativas.

Nos encontros do Nuah, convidados debatem temas relacionados à violência com infratores da Lei Maria da Penha. Os homens autores de violência são encaminhados ao Núcleo pelo 1* Juizado da Mulher. No Nuah, eles são atendidos por equipe multidisciplinar, composta por profissionais de Assistência Social e Direito. O Núcleo é um projeto da Vara de Penas Alternativas da Comarca de Fortaleza, em parceria com a Secretaria de Administração Penitenciária.

Participaram da reunião a juíza do 1º Juizado da Mulher de Fortaleza, Rosa Mendonça; a promotora de Justiça Lucy Antoneli Domingos, coordenadora do Núcleo Estadual de Gênero Pró-mulher (NUPROM); a professora doutora Daniely Brito, coordenadora do LACCE – UFC, além das técnicas do Nuah, Indra Arnaud e Kamilla Leite.

Agenda2030 JustiçaMulher