Novas Centrais de Atendimento Judicial reforçam o compromisso do TJCE com a interiorização dos serviços
- 736 Visualizações
- 15-04-2025
Dando mais um passo para a ampliação do acesso facilitado ao Judiciário, o Tribunal de Justiça do Ceará (TJCE) entregou mais três Centrais de Atendimento Judicial (CAJs). As comarcas de Caririaçu e Farias Brito passaram a contar com o serviço a partir dessa segunda-feira (14/04), enquanto Assaré teve a CAJ instalada no último dia 09 de abril.
Somadas às unidades já contempladas, a inauguração das novas Centrais consolida o alcance de 51 CAJs em funcionamento em todo o Ceará. De acordo com o diretor Estadual de Atendimento do TJCE, Nelson Nogueira, “a entrega das CAJs simboliza um marco na democratização do atendimento da Justiça no Interior, assegurando celeridade e equidade ao centralizar demandas jurídicas. Essa iniciativa reduz barreiras geográficas e sociais, consolidando um modelo de Justiça mais inclusivo e transparente, fortalecendo a confiança nas instituições e garantindo direitos de forma digna e eficiente”.
Ainda neste mês de abril, estão previstas as implantações das unidades de atendimento humanizado nas comarcas de Campos Sales e Araripe, avançando com a 4ª fase do projeto de expansão.
A gerente de Atendimento Externo do TJCE, Mariana Nunes, ainda ressalta que a presença das CAJs nas comarcas do Interior representa mais do que um avanço na gestão judiciária. “Ela aproxima o Judiciário da população, principalmente das pessoas em situação de vulnerabilidade, garantindo acolhimento e escuta qualificada”, afirma.
COMO FUNCIONA
Por meio das CAJs, as pessoas que buscam o Judiciário têm acesso eficiente e acessível aos serviços prestados. As unidades, que reforçam o compromisso do TJCE com a modernização da Justiça, atuam como porta de entrada para demandas judiciais.
Com colaboradoras e colaboradores capacitados, as Centrais prestam orientações e realizam encaminhamentos adequados aos setores competentes. Nelas, é possível solicitar informações processuais, sobre certidões, custas judiciais e sobre o procedimento necessário para autorização de viagem de crianças e adolescentes.
As equipes estão disponíveis para atendimento presencial, de segunda a sexta-feira, das 08h às 18h. Clique AQUI para conferir outros canais de atendimento do Poder Judiciário estadual.

