Conteúdo da Notícia

Missa no TJCE celebra 30 anos de atuação de magistrados no Judiciário cearense

Missa no TJCE celebra 30 anos de atuação de magistrados no Judiciário cearense

Ouvir: Missa no TJCE celebra 30 anos de atuação de magistrados no Judiciário cearense

Desembargadores e juízes da Turma de Magistrados de 1986 comemoraram, na manhã desta quinta-feira (1º/09), 30 anos de ingresso na Justiça estadual com missa em Ação de Graças. O evento aconteceu na Capela Nossa Senhora de Fátima, no 1º andar do Palácio da Justiça.
O ato litúrgico foi celebrado pelo padre Gabriel Luiz Mendonza Morales, da Paróquia São João Eudes, no bairro Luciano Cavalcante. Durante a homilia, o sacerdote ressaltou o valor da atuação de um julgador, que tanto tem o poder de absolver quanto de condenar. “Em uma função tão delicada como essa, nós descobrimos a importância que tem a nossa palavra, principalmente quando essa palavra chega para a vida de outras pessoas”, lembrou.
Ao final, foi exibido vídeo com fotografias da Turma de Magistrados que tomou posse em 1986, composta por 48 pessoas, incluindo homenagem aos juízes já falecidos. Em seguida, o Coral do Tribunal, regido pela maestrina Domízia Almeida, interpretou as canções “Ave Maria”, “Vida de Viajante” e “As Rosas não falam”.
A desembargadora Maria Nailde Pinheiro Nogueira, presidente da 2ª Câmara Cível do TJCE, discursou em nome dos homenageados. A magistrada falou da trajetória que eles percorreram, desde a aprovação no vestibular para o curso de Direito, até a posse como juízes estaduais, e sobre o trabalho desenvolvido na Justiça.
“Tivemos o privilégio de contribuir com grande parcela de estudos, de experiências e esforços para o crescimento do Poder Judiciário do nosso Estado, assistindo seu crescimento e sua busca por transparência e aproximação com a sociedade. Tenho a impressão de que cada um de nós, mesmo em atividades diversas, pode sentir-se realizado profissionalmente”, reconheceu.
Ao concluir, afirmou que “saímos daqui com a certeza de que esse nosso percurso será cada vez mais brilhante. Peçamos a Deus que continue nos abençoando e nos protegendo”.
ESC_RED1
AMOR À JUSTIÇA
O juiz José Lopes de Araújo Filho, titular da 5ª Vara de Família de Fortaleza, também foi empossado como juiz em 1986. “As lembranças chegam de nossos 30 anos de concurso e também de magistratura. Que bom comemorarmos com alegria, com saúde e com as graças de Deus. Os que se foram para a glória, sentimos saudade. A emoção neste momento nos domina, o coração bate forte e as lágrimas querem cair, mas é de alegria pela caminhada dura, mas gratificante, pois aqui estamos por amor à Justiça”, externou.
Depois, foi servido um coffee break, oportunidade em que desembargadora Lisete de Sousa Gadelha, também integrante da Turma de 1986, agradeceu a participação de todos, familiares, amigos e servidores. “Quero que esse momento fique gravado efetivamente na memória e no coração e que todos possamos estar reunidos brevemente, que a gente tenha mais vezes esse estreitamento. Saibam que para mim, todos nós somos magistrados e todos nós cumprimos a nossa obrigação honrosamente”, destacou.
O encontro contou com a presença do vice-presidente do Tribunal, desembargador Francisco de Assis Filgueira Mendes, representando a presidente, desembargadora Iracema Vale, além de servidores e familiares dos desembargadores e juízes homenageados.
ESC_RED3
HOMENAGEADOS
Desembargadores
Desa. Lisete de Sousa Gadelha
Desa. Maria Nailde Pinheiro Nogueira
Desa. Maria Iraneide Moura Silva
Desa. Tereze Neumann Duarte Chaves
Desa. Maria de Fatima de Melo Loureiro
Desa. Sérgia Maria Mendonça Miranda
Desa. Maria Vilauba Fausto Lopes
Desa. Maria Gladys Lima Vieira
Desa. Lígia Andrade de Alencar Magalhães
Desa. Helena Lúcia Soares
Des. Inácio de Alencar Cortez Neto
Des. Emanuel Leite Albuquerque
Des. Durval Aires Filho
Juízes convocados
Maria do Livramento Alves Magalhães
Francisco Carneiro Lima
Antônio Pádua Silva
Juízes na ativa
Washington Oliveira Dias
Jose Edmilson de Oliveira
Ireylande Prudente Saraiva
Cleide Alves de Aguiar
Maria das Graças Almeida de Quental
José Lopes de Araújo Filho
Francisco das Chagas Barreto Alves
Miguel Feitosa Cardoso
Nismar Berlamino Pereira
Juízes aposentados
Peter Soares Kaur
Lucimeire Leite dos Santos
Luiz Alves Leite
Maria Socorro de Oliveira
Maria Elizabeth Aguilar Filgueiras
Marta Célia Chaves Moura
Francisca Sonia Costa Cabral
Francisco das Chagas Carvalho
José Jonas Macedo
Cristina Maria Monteiro Barros
José Alberto de Almeida
Maria Nadir A. Papaléo Machado
José de Castro Andrade
Francisco Ferreira Lima
Maria de Fátima Pereira Jayne
Maria Zilma Barbosa Capibaribe
Francisco Estevão dos Santos Carmo
Manoel Soares Martins
Juízes in memoriam
Edvalsom Florêncio Marques Batista
Airton Matos Cruz
João Dantas Carvalho
Francisco Carlos de Lima
Marcus Vinícius dos Santos