Conteúdo da Notícia

Alunas do curso de Oficina da Parentalidade  realizam atividade prática no Cejusc

Alunas do curso de Oficina da Parentalidade realizam atividade prática no Cejusc

Ouvir: Alunas do curso de Oficina da Parentalidade realizam atividade prática no Cejusc

Seis alunas do Curso para Facilitadores da Oficina da Parentalidade concluíram o treinamento com uma atividade prática na Oficina Pais e Filhos, que ocorreu nessa quarta-feira (31/08). O local foi o Centro Judiciário de Solução de Conflitos e Cidadania (Cejusc), do Fórum Clóvis Beviláqua, que realiza as oficinas. Atuando como facilitadoras auxiliares, elas apresentaram os tópicos: “O divórcio – tipo de família”; “Conheça e respeite os direitos do seu filho”; e “Dicas importantes de convívio do pai e da mãe”.
Quatro das participantes são de Juazeiro do Norte (atendendo a prioridade que o curso deu a alunos de outras comarcas) e duas trabalham na Defensoria Pública do Ceará. Os demais alunos do curso serão inseridos nas oficinas agendadas para o decorrer do semestre: dias 21 e 28 de setembro, 19 e 28 e de outubro, 23 e 30 de novembro e 14 de dezembro.
Uma das facilitadoras em treinamento desse primeiro grupo foi Carolinne Gonçalves, professora de Direito da Faculdade Paraíso, de Juazeiro do Norte, e juíza leiga do Tribunal de Justiça do Ceará (TJCE). “Percebi que a oficina vai além do que eu podia imaginar. Cria um ambiente propício ao compartilhamento de experiências e dá, aos participantes, um olhar diferenciado para as questões relativas a divórcio e guarda. Achei o curso fantástico pela ideia de humanização do Judiciário e porque a oficina promove uma pacificação social a partir de mudanças de perspectivas das partes envolvidas no conflito”, observou.
Ela resolveu participar da capacitação também por perceber a necessidade de implantação da oficina na região do Cariri. Isso porque foi inaugurado, no final de julho último, o Cejus de Juazeiro do Norte, no qual a Faculdade Paraíso é uma das parceiras do TJCE. “A ideia é que esse Cejusc funcione com uma abrangência maior, inclusive com a implantação da oficina. Estamos aqui para conhecer e levar a ideia”, explicou.
FACILITADORES
Organizado pelo Cejusc de Fortaleza, o curso para Facilitadores da Oficina da Parentalidade foi realizado na Escola Superior da Magistratura do Ceará (Esmec), de 29 a 31 de agosto último. Totalizando 21 horas/aula, o treinamento foi organizado e ministrado pela coordenadora do Cejusc da Capital, juíza Natália Almino Gondim, e pela psicóloga Gleiciane Van Dam, facilitadora da Oficina Pais e Filhos ministrada no citado Centro Judiciário. A coordenadora contou com o apoio da juíza Vanessa Aufiero da Rocha, autora e idealizadora do projeto Oficina da Parentalidade. A magistrada é coordenadora do Cejusc da cidade de São Vicente, em São Paulo.
Segundo a juíza Natália Almino, o curso teve a finalidade de ampliar o atendimento às famílias por meio da oficinas de parentalidade. Foram oferecidas vagas a parceiros dos Centros Judiciários de Juazeiro e Crato. O treinamento contou ainda com a participação de servidores e voluntários. Ainda de acordo com a magistrada, será oferecida em breve uma nova capacitação para atender a comarcas do Interior.