Conteúdo da Notícia

Ministro Gilmar Mendes diz que Brasil terá um novo Judiciário com cumprimento da Meta 2

Ouvir: Ministro Gilmar Mendes diz que Brasil terá um novo Judiciário com cumprimento da Meta 2

11.09.2009
O presidente do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), ministro Gilmar Mendes, destacou, nesta sexta-feira (11/09), que ?a partir de primeiro de janeiro de 2010 o Brasil vai ter um novo Judiciário?, como resultado do esforço concentrado pelo cumprimento da Meta 2 do Judiciário, de julgar ainda este ano todos os processos distribuídos antes de 31 de dezembro de 2005. ?Em um futuro não muito distante, será possível dizer que só existe no Judiciário brasileiro processos ajuizados há um ou dois anos?, disse o ministro ao lançar o Programa Integrar em Maceió (AL), que visa auxiliar o Tribunal de Justiça de Alagoas na adoção de boas práticas que melhorem o atendimento ao cidadão.
Todos os Tribunais do país estão engajados no movimento nacional pelo cumprimento da Meta 2, coordenado pelo CNJ. Em seu discurso, o ministro elogiou o esforço que vem sendo feito pelo Judiciário de Alagoas e por todos os demais Tribunais brasileiros, para dar vazão aos processos mais antigos. O presidente do CNJ procurou tranqüilizar os magistrados que reclamam das dificuldades estruturais enfrentadas para o cumprimento da meta. ?Essa aflição dos magistrados é positiva, pois demonstra que todos nós estamos clamando esforços pela necessidade de mudar a atual situação do Judiciário?, enfatizou o ministro.
Gilmar Mendes disse que o CNJ está atento às deficiências enfrentadas pela Justiça brasileira e por isso busca implantar melhorias juntamente com os Tribunais. É o caso do Programa Integrar, que auxilia na adoção de rotinas modernas de trabalho, e o incentivo à informatização das unidades jurisdicionais. ?Integrar esforços para melhorar o serviço do Judiciário é fundamental para o cumprimento da Meta 2?, completou o ministro. Na próxima semana, será realizado em todo o país a Semana Nacional da Conciliação ? Meta 2, um esforço concentrado para solucionar os processos que ingressaram antes de dezembro de 2005 na Justiça, por meio de um acordo amigável entre as partes.