Conteúdo da Notícia

Juízes avaliam trâmites jurídicos on line

Juízes avaliam trâmites jurídicos on line

Ouvir: Juízes avaliam trâmites jurídicos on line

Magistrados das Turmas Recursais e dos Juizados Especiais da Capital e do Interior reuniram-se nesta manhã (15/05) para avaliar o funcionamento do Processo Judicial Digital (Projudi), sistema que permite a realização dos trâmites jurídicos on line, contribuindo para a agilizar os procedimentos processuais. A equipe da Secretaria de Tecnologia da Informação (Setin) do Tribunal de Justiça do Estado do Ceará (TJCE) também participou do encontro de avaliação do Projudi, realizado na Escola Superior de Magistratura do Ceará (Esmec).
Durante a reunião, juízes deram sugestões de aperfeiçoamento ao Projudi e ouviram do secretário de Tecnologia da Informação do TJCE, José Montenegro, o compromisso da atual gestão do Judiciário em avançar na informatização de todas as instâncias da Justiça no Ceará no prazo de dois anos. Ficou definida uma comissão de seis magistrados, liderada pela coordenadora da Esmec, juíza Sérgia Miranda, para trabalhar pela melhoria do Projudi.
Na avaliação de Montenegro, a reunião foi muito proveitosa e demonstrou o interesse dos magistrados e a dedicação deles em colaborar com a modernização do sistema criado pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ). Segundo ele, a Setin buscará formas de melhorar o atual sistema junto ao CNJ.
Implantado em julho de 2007, o Projudi já está funcionando na parte cível dos 38 Juizados Especiais de Fortaleza e do Interior e das seis Turmas Recursais na Capital. Para o coordenador das Turmas Recursais, juiz Mário Parente, ?a virtualização dos processos é o futuro da Justiça?. Segundo ele, com o sistema, os recursos tramitam de forma muito mais rápida, contribuindo para a celeridade dos julgamentos.