Conteúdo da Notícia

Juiz mantém prisão de casal acusado de estelionato

Ouvir: Juiz mantém prisão de casal acusado de estelionato

O juiz Paulo Camelo Timbó, titular da 8ª Vara Criminal do Fórum Clóvis Beviláqua, negou o pedido de revogação da prisão preventiva do casal acusado de ter aplicado golpes contra os formandos de diversos cursos universitários de Fortaleza. A decisão do magistrado foi em consonância com o entendimento do Ministério Público que já havia aconselhado a negação do pedido de soltura dos indiciados. Os golpes podem ter ultrapassado o valor de R$ 1 milhão.
A defesa solicitava a soltura de Geraldo Guerra de Oliveira e Ana Cristina Ribeiro Lopes alegando que o casal não tem antecedentes criminais, possui residência fixa e que a acusada estaria necessitando de cuidados médicos, não oferecendo, portanto, riscos à investigação. A decisão do juiz Paulo Timbó, no entanto, foi proferida argumentando o contrário. Segundo o texto da sentença, durante a investigação, em momento algum, foi do interesse do casal contribuir com o trabalho da autoridade policial. Ele enfatiza, ainda, que não foi declarada residência fixa pelos acusados.
Outro argumento do magistrado foi de que o juízo garante o acesso dos acusados a tratamento de saúde, embora para isto não seja necessária a soltura dos mesmos. Em sua decisão, explica que: “o simples fato da ré necessitar de tratamento de saúde, não significa revogação da sua prisão, haja vista que ela pode ser escoltada a um nosocômio”.
O casal está sendo acusado do crime de estelionato contra vários estudantes de 13 cursos superiores, no ano de 2007. Os dois eram proprietários da empresa “Academia de Formatura”, que tinha sede no bairro Joaquim Távora. A queixa é de que o casal fugiu com o dinheiro pago por dezenas de estudantes, referente ao pagamento das festas de término de curso.
Os acusados foram presos, na última terça-feira (12/05), no Hospital Geral de Fortaleza (HGF), onde Ana Cristina aguardava ser chamada para uma consulta médica. Geraldo Guerra encontra-se recolhido à Casa de Privação Provisória de Liberdade (CPPL) de Itaitinga, enquanto Ana Cristina se encontra escoltada no HGF, onde passará por procedimento cirúrgico.