Conteúdo da Notícia

Juíza recebe homenagem póstuma por sua contribuição ao Direito de Família

Publicado em: 27-11-2020

A magistrada Ângela Maria Sobreira Dantas Tavares faleceu vítima de câncer em dezembro do ano passado, após trabalhar 21 anos no Judiciário cearense e dar uma grande contribuição na área de Família. Em consequência, foi homenageado com a realização do “I Congresso Caririense de Direito das Famílias: O Afeto no Direito das Famílias Contemporâneo”, que teve início nessa quinta-feira (26/11) e se encerrou nesta sexta (27) por meio de videoconferência.

“Decidimos fazer essa homenagem póstuma porque a juíza Ângela Sobreira foi a idealizadora e fundadora do IBDFAM Cariri em 2018. Ela foi a nossa mentora e conselheira, uma verdadeira mãe, que orientava e incentivava todos os nossos passos”, reconhece a atual presidente do Instituto Brasileiro de Direito de Família (IBDFAM) Cariri, a advogada Mariana Pedrosa.

A magistrada começou a carreira como promotora de Justiça do Ministério Púbico de Alagoas. Já no Ceará, em 1997, foi aprovada em concurso público para juiz do Tribunal de Justiça do Ceará (TJCE), ingressando na magistratura cearense em 1999. Paralelamente às atividades judicantes, exerceu o cargo de presidente do IBDFAM Ceará e foi membro do IBDFAM Nacional.

“Ela teve uma dedicação extrema na 18ª Vara de Família de Fortaleza, onde sempre trabalhou procurando ser uma pacificadora de conflitos. Tratava cada processo como se fosse um filho, e atendia com humanidade a todos que a buscavam para solucionar litígios”, afirma o irmão dela, o juiz Djalma Sobreira Dantas Júnior, titular do 2º Juizado Auxiliar de Juazeiro do Norte, e em respondência pelas Comarcas de Jati, Porteiras, Penaforte e pelo Tribunal do Júri de Juazeiro do Norte. A última unidade em que a magistrada atuou foi a 11ª Vara Cível do Fórum Clóvis Beviláqua.

O congresso que a homenageou teve a participação de advogados especialistas do Direito de Família, bem como profissionais das áreas de Psicologia e Assistência Social que lidam direta ou indiretamente com as famílias.