Conteúdo da Notícia

Juíza que exibe obras de arte na Comarca de Aracati encontra na pintura uma nova forma de enxergar o mundo

Ouvir: Juíza que exibe obras de arte na Comarca de Aracati encontra na pintura uma nova forma de enxergar o mundo

“A arte é uma salvação.” É o que diz a juíza Socorro Bulcão, titular do 10º Juizado Especial Cível e Criminal de Fortaleza, quando fala sobre o impacto que a pintura teve na sua vida. No último dia 12 de março, suas obras começaram a ser expostas no Instituto do Museu Jaguaribano, em Aracati, após quase um ano em exibição na Escola Superior da Magistratura do Ceará (Esmec).

Pintando desde 2019, a magistrada conta que o interesse pela arte veio após um período de afastamento do trabalho por conta de um câncer de mama que enfrentou. “Tudo foi um processo. Eu passei por um tratamento de saúde e o período que eu fiquei afastada eu tive a oportunidade de iniciar o curso. E aí comecei a pintar. Quando você tem um diagnóstico como esse, você se volta muito pra família. Por isso, foi o que eu comecei a pintar, familiares, amigos, pessoas próximas a mim.”

Já com alguma experiência, Socorro Bulcão começou um trabalho de fazer releituras, após uma iniciativa do Museu de Arte de São Paulo (Masp) para que pessoas começassem a recriar obras do acervo do museu. E foi assim que a juíza uniu as duas áreas e criou sua exposição intitulada “Retratos e Releituras”, que permanece no Museu Jaguaribano até o dia 15 de abril, com visitação aberta de terça a sexta, das 9h às 11h.

Essa é a primeira exposição do ano no museu. “Aracati é uma cidade que tem um patrimônio cultural maravilhoso, uma grande quantidade de artistas. É importante para que a arte possa circular por lá”, ressalta.

Desde que retornou ao trabalho após licença médica, a juíza tem tentado conciliar a pintura e a magistratura. “Embora esse momento eu tenha pintado menos, porque me sobra pouco tempo, a pintura veio para ficar na minha vida. Quero levar adiante, até mesmo com outras formas de arte, como a cerâmica.”

SERVIÇO
Exposição Retratos e Releituras
Instituto do Museu Jaguaribano
Endereço: Av. Cel. Alexanzito, 743 – Centro, Aracati/CE
Dias 12/03 a 15/04
Horário: de terça a sexta, das 9h às 11h