Conteúdo da Notícia

Comitiva do TJ de Pernambuco vem ao Tribunal de Justiça do Ceará para conhecer experiência exitosa do Promojud

Ouvir: Comitiva do TJ de Pernambuco vem ao Tribunal de Justiça do Ceará para conhecer experiência exitosa do Promojud

Uma comitiva do Tribunal de Justiça de Pernambuco (TJPE) composta por juízes e servidores foi recepcionada pela presidente do Tribunal de Justiça do Ceará (TJCE), desembargadora Maria Nailde Pinheiro Nogueira, nesta quarta-feira (30/03), no Fórum Clóvis Beviláqua. O objetivo da visita técnica foi conhecer, desde a concepção até a execução, do Programa de Modernização do Poder Judiciário cearense (Promojud), que viabilizou o aporte financeiro de US$ 35 milhões de dólares através de empréstimo junto ao Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID).

O grupo é formado pelos juízes Gleydson Pinheiro e Elio Braz, e os servidores Raphael D’Castro e Lívia Mota. “A equipe do Tribunal de Pernambuco veio em busca de informações a respeito do Promojud, visando implementá-lo para proporcionar melhorias naquele Estado. O próprio BID destacou o pioneirismo do TJCE no Brasil com o Programa, por isso hoje somos referência para outros tribunais”, afirmou a desembargadora Maria Nailde Pinheiro Nogueira.

Durante o encontro, o juiz Gleydson Pinheiro ressaltou a receptividade da Justiça cearense e a excelência dos servidores. “Está sendo de grande valia a visita porque a experiência do TJCE facilitará o percurso que o TJPE quer fazer para obter essa parceria com o BID. Então, o pioneirismo do Ceará nos mostra o quão exitosa foi essa experiência”.

Também participaram do encontro os juízes auxiliares da Presidência do TJCE, Flávia Setúbal e Ricardo Alexandre Sá; os superintendentes das Áreas Administrativa e Judiciária, respectivamente Sérgio Mendes e Nilsiton Aragão; os secretários de Finanças e Planejamento e Gestão, respectivamente Marcus Coelho e Marcelo Maia; e a coordenadora-geral da Unidade de gerenciamento do Promojud, Roberta Jucá.

PROMOJUD
Ainda em 2020, sob a gestão do desembargador Washington Luis Bezerra de Araújo, o TJCE conseguiu aprovação do Ministério da Economia para o empréstimo junto ao BID e ao Governo do Estado. Em dezembro do ano passado, a presidente atual da Justiça cearense, desembargadora Maria Nailde Pinheiro e o governador Camilo Santana assinaram o contrato de execução do Promojud.

O Programa tem dois eixos principais: transformação digital no aprimoramento dos serviços ao cidadão e fortalecimento da governança e da gestão. Envolve o investimento e o desenvolvimento técnico necessários à transformação digital ampla e profunda, que no âmbito do Judiciário denomina-se “Justiça 4.0”.

Processo eletrônico, robôs, inteligência artificial e outras inovações tecnológicas para entregar soluções digitais aos usuários fazem parte do Promojud. O Programa envolverá também racionalização, otimização dos procedimentos e automação dos processos de trabalho.