Conteúdo da Notícia

Juiz Francisco Pedrosa Teixeira é nomeado desembargador e toma posse dia 18

Juiz Francisco Pedrosa Teixeira é nomeado desembargador e toma posse dia 18

Ouvir: Juiz Francisco Pedrosa Teixeira é nomeado desembargador e toma posse dia 18

O juiz de Direito Francisco Pedrosa Teixeira, titular da 2ª Vara Cível do Fórum Clóvis Beviláqua, após 35 anos de atuação na Justiça de Primeiro Grau, foi nomeado para o cargo de desembargador do Tribunal de Justiça do Estado do Ceará, pelo critério de antiguidade. A solenidade de posse acontecerá na próxima quinta-feira (18/06), às 17 horas, no auditório do Tribunal Pleno, no Palácio da Justiça desembargador Júlio Carlos de Miranda Bezerra.
A escolha do novo integrante do Tribunal Pleno ocorreu na manhã de hoje (10/06), em sessão extraordinária dirigida pelo presidente do Tribunal de Justiça do Estado, desembargador Ernani Barreira Porto, e que contou com a presença de 22 integrantes da Corte.
O cargo estava vago em decorrência da aposentadoria da desembargadora Lúcia Maria do Nascimento Fiúza Bitu. O ato de nomeação do desembargador Francisco Pedrosa foi publicado no Diário da Justiça desta quarta-feira, 10 de junho de 2009.
?Quero externar o meu desejo de continuar levando para meus julgamentos a dignidade e a presteza que compõem a minha personalidade?, afirmou o magistrado.
O cargo estava vago em decorrência da aposentadoria da desembargadora Lúcia Maria do Nascimento Fiúza Bitu. O ato de nomeação do desembargador Francisco Pedrosa foi publicado no Diário da Justiça desta quarta-feira, 10 de junho de 2009.
PERFIL ? Natural de Tauá, Francisco Pedrosa Teixeira, filho de Antonio Teixeira Benevides e de Maria Pedrosa Benevides, já falecidos, nasceu no dia 2 de fevereiro de 1946 e é casado com Emília Maria Castelo Pedrosa. Graduou-se em Ciências Juríicas e Sociais pela Universidade Federal do Ceará (UFC), turma de 1971. Tem curso de Especialização em Direito Público, também pela UFC.
Iniciou sua trajetória na magistratura cearense como Juiz Substituto da comarca de Pereiro, em 3 de agosto de 1974. O magistrado atuou, em seguida, nas comarcas de Guaraciaba do Norte, Campos Sales, Jaguaribe, Araripe, Itapajé e Itapipoca.
Na Entrância Especial (Fortaleza), Francisco Pedrosa Teixeira exerceu o cargo de juiz Auxiliar da 3ª Vara de Assistência Judiciária aos Necessitados, juiz titular da 17ª Vara Cível, da 2ª Vara de Delitos de Tráfico e Uso de Substãncias Entorpercentes e da 2ª Vara Cível.
Ocupou, também, a presidência da 4ª Turma Recursal dos Juizados Especiais Cíveis e Criminais, até 21 de maio de 2001, quando foi convocado para integrar o Tribunal Pleno, em substituição ao desembargador Raimundo Hélio de Paiva Castro, permanecendo no colegiado até dezembro de 2001.
O novo desembargador também exerceu a vice-diretoria do Fórum Clóvis Beviláqua, coordenando as Varas Cíveis e respondeu pelos expedientes das seguintes unidades judiciárias: 1ª, 3ª, 4ª, 13ª, 14ª, 15ª e 17ª Varas Cíveis, 1ª de Delitos de Tráfico e Uso de Entorpecentes, 14ª e a 19ª Varas Criminais.
O magistrado exerceu, também, os cargos de Diretor do Fórum Eleitoral de Fortaleza, no período de abril de 2005 a julho de 2006. Presidiu as Juntas Apuradoras de Aquiraz, Farias Brito, Ipú, Cascavel, Limoeiro do Norte, Maracanaú, Poranga e Mulungu.