Conteúdo da Notícia

Judiciário orienta sobre funcionamento de sistema padrão de audiências por videoconferência

Ouvir: Judiciário orienta sobre funcionamento de sistema padrão de audiências por videoconferência

O Tribunal de Justiça do Ceará (TJCE) passa a utilizar, a partir desta sexta-feira, 1º de maio, o sistema padrão para realização de audiências por videoconferência durante o período de distanciamento social em consequência da pandemia da covid-19. Para facilitar o uso da ferramenta, o Judiciário cearense orienta usuários internos (servidores e magistrados) e externos (partes e testemunhas) através de manuais do Conselho Nacional de Justiça (CNJ).

O sistema padrão determinado pelo TJCE na portaria nº 640/2020 foi o Webex – Cisco, o mesmo utilizado pelo CNJ. Para partes e testemunhas que participarão das audiências por videoconferência, o manual está disponível neste LINK. Para magistrados e servidores, foi disponibilizada uma página na Intranet do Tribunal (TJNET) com tutoriais e manuais esclarecendo quanto aos procedimentos de solicitação e utilização do sistema.

Os usuários externos receberão convite através de e-mail ou aplicativo de mensagens (WhatsApp) com um “link” para clicar e acessar a sala para ser ouvido. É recomendado que a pessoa esteja em local silencioso com bom acesso à internet. As outras orientações de utilização da ferramenta podem ser obtidas no manual.

Para os usuários internos as orientações dessa tecnologia estão disponíveis na TJNET, na aba SISTEMAS, na página Videoconferência-Webex. Para o acesso à página, é necessário estar conectado à VPN do TJCE. No espaço, é possível encontrar soluções para solicitar criação de salas virtuais, informações gerais da ferramenta, além de cinco tutoriais e manuais de utilização.