Conteúdo da Notícia

TeleTrabalho possibilita qualidade de vida e alta produtividade

Ouvir: TeleTrabalho possibilita qualidade de vida e alta produtividade

Novo regime mudou hábitos e trouxe benefícios para a vida do servidor Mário Fernandes e a família. Esse é o destaque de hoje da série #MEUTRABALHOEMCASA

Quando o Tribunal de Justiça do Ceará autorizou o uso do TeleTrabalho como forma de enfrentamento à proliferação do Covid-19, o analista judiciário Mário Fernandes, que atua como coordenador de estatística da Secretaria de Planejamento e Gestão, passou a viver uma nova experiência de vida. Precisou mudar hábitos e adotar outra rotina de trabalho, que promoveu benefícios tanto para a família quanto para a Instituição.

O servidor destaca que o home office tem proporcionado ganhos à qualidade de vida, “que vão desde coisas triviais como o tempo que era perdido no trânsito, ou conseguir uns minutos a mais de sono, até fatores bem mais significantes como o incremento do tempo que passo com minha esposa e filho”.

Vivenciando pela primeira vez esse sistema, Mário explica que o período tem acarretado desafios e também ótimas oportunidades de aprendizado. “No início, foi necessário criar uma rotina a fim de conciliar as tarefas de casa e do trabalho e a atenção aos filhos. Como as atribuições são realizadas num ambiente mais propenso a distrações, tenho adotado como hábito uma rigidez ainda maior no cumprimento dos prazos de entrega das atividades da unidade, estabelecendo horários para não ser perturbado e desligando aparelhos eletrônicos para me manter focado”, relata.

O servidor conta que sente falta do ambiente de trabalho e do contato pessoal diário com os colegas. No entanto, as novas tecnologias de comunicação têm ajudado a aproximar e superar obstáculos. Para o analista, os aspectos positivos apresentados pelo regime a distância superam qualquer contratempo.

Na avaliação de Mário, o sistema de trabalho em casa é uma tendência no mundo e, dependendo dos resultados alcançados, pode representar uma oportunidade para o Poder Judiciário acelerar a adoção mais efetiva do modelo, que, “na minha opinião, promove benefícios tanto para os servidores quanto para o próprio Tribunal.

Leia todas as reportagens da Série “Meu Trabalho em Casa”.