Conteúdo da Notícia

Judiciário cearense promove campanha de doação de cabelos para mulheres com câncer

Ouvir: Judiciário cearense promove campanha de doação de cabelos para mulheres com câncer

O Tribunal de Justiça do Ceará (TJCE), por meio do 1º Juizado da Mulher de Fortaleza, realizou nesta segunda-feira (30/10), na Casa da Mulher Brasileira, uma ação solidária de doação de cabelos para mulheres em tratamento contra o câncer de mama que não têm condições de adquirir uma peruca. A iniciativa feita em parceria com um instituto de beleza e o projeto “Um pedacinho de amor não dói”.

“Realizamos e acompanhamos várias ações de conscientização voltadas para saúde e bem-estar da mulher. Essa, em específico, é muito importante porque percebemos que as mulheres que já viviam em violência doméstica, quando se encontram em um estado de saúde grave, acabam sofrendo uma dupla violência”, afirma a juíza Rosa Mendonça, titular do 1º Juizado de Violência Doméstica e Familiar contra Mulher de Fortaleza.

Campanha vai beneficiar mulheres com câncer de mama

A campanha, que presenteou as doadoras com cortes de cabelo, tratamentos capilares, escova e maquiagem, fez parte das ações do Outubro Rosa do TJCE e busca enfrentar todas as formas de violência doméstica e familiar contra o público feminino.

EMPATIA
A autônoma Dalice Brito, de 41 anos, foi diagnosticada com câncer de mama em 2018, dois anos depois de iniciar o tratamento, entrou em remissão e, por isso, decidiu doar. “Eu sei muito bem a importância que uma peruca pode ter para uma mulher que está passando por um tratamento oncológico. Elas melhoram a nossa autoestima e fazem com que sejamos mais aceitas pela sociedade”, afirmou.

A empresária, dona do instituto de beleza, Shirley Magalhães, contou que desde o início da semana, as cabeleireiras incentivaram clientes do instituto a doarem os cabelos para a campanha. “Reforçamos a importância de ter empatia com a causa, e o resultado foi que 13 mulheres decidiram fazer a doação”.

Agenda2030 JustiçaMulher