Conteúdo da Notícia

Instituído Modelo de Gestão e Certificação para unidades do Judiciário

Instituído Modelo de Gestão e Certificação para unidades do Judiciário

Ouvir: Instituído Modelo de Gestão e Certificação para unidades do Judiciário

O Órgão Especial do Tribunal de Justiça do Ceará (TJCE) aprovou a Resolução n° 03/2019, que institui Modelo de Gestão e Certificação para as unidades organizacionais do Poder Judiciário, o “+Gestão”. A medida foi aprovada durante sessão conduzida pelo presidente da Corte, desembargador Washington Araújo, empossado no último dia 31. Clique aqui e veja na íntegra o documento.
O objetivo é melhorar a qualidade dos serviços prestados e o desempenho das unidades por meio do aperfeiçoamento dos métodos de trabalho, com base nos seguintes fundamentos: foco no cliente, liderança, engajamento das pessoas, abordagem por processos, melhoria contínua e tomada de decisões baseada em evidências.
O Modelo será baseado na gestão estratégica, pois contemplará as práticas de gestão por resultados, análise de indicadores de desempenho e acompanhamento de relatórios; na gestão de processos de trabalho, que levará em consideração o conhecimento, a adoção e o mapeamento de processos; na gestão de pessoas, pois envolverá a incorporação de práticas relacionadas ao desenvolvimento; na satisfação do cliente, que prevê a realização e pesquisa de opinião do público externo, entre outros.
A adesão ao “+Gestão” obedecerá a um ciclo anual, que começa ainda neste mês e terá duas fases. Na primeira, ocorrerá a implantação de forma assistida por equipe definida pela unidade gestora do modelo, onde ocorrerão reuniões de trabalho e visitas técnicas. Na segunda, será a fase de implantação, na qual a unidade organizacional participante implementará o plano de ação.
As unidades que aderirem receberão a certificação “Gestão Judiciária”, após avaliação feita por auditores dos níveis de maturidade em gestão, baseados em aprendizado, rumo à excelência.
A pontuação, que varia de 0 a 100, será apurada com base no atendimento dos requisitos de cada elemento do “+Gestão”, sendo 50 pontos a pontuação mínima.