Conteúdo da Notícia

Fundação Edson Queiroz e TJCE lançam o Memorial dos Desembargadores

Fundação Edson Queiroz e TJCE lançam o Memorial dos Desembargadores

Ouvir: Fundação Edson Queiroz e TJCE lançam o Memorial dos Desembargadores

A Universidade de Fortaleza da Fundação Edson Queiroz inaugura nesta quinta-feira, 22, a série ?Memorial de Desembargadores?, que tem por objetivo difundir no público o interesse em conhecer personalidades importantes do cenário jurídico cearense. O projeto é fruto de um convênio de cooperação técnica entre a Unifor e o TJCE, assinado nesta terça-feira, 20/01, pelo presidente do Tribunal de Justiça, desembargador Fernando Ximenes, e o chanceler Airton Queiroz.
O programa é reflexo do projeto de pesquisa oriundo do Centro de Ciências Humanas da Universidade de Fortaleza, em parceria com a Vice-Reitoria de Extensão e Comunidade Universitária, cuja veiculação ficará a cargo da TV Unifor.
O Memorial, que pretende focar as principais personalidades das cortes judiciais no estado Ceará, começa com o Desembargador Fernando Luiz Ximenes Rocha, atual presidente do Tribunal de Justiça do Estado, e será exibido às 17:30, no principal Auditório do Tribunal de Justiça, que leva o nome de Dom Aloísio Lorscheider.
Para o Desembargador Fernando Ximenes, o projeto é de grande importância para o Poder Judiciário cearense, pois registra a sua história, a partir da memória dos que o fazem, resgatando também fatos que marcaram a atuação da Justiça cearense em defesa dos princípios democráticos no Estado. ? A iniciativa da Fundação Edson Queiroz confirma o compromisso da instituição que, ao longo de sua história tem prestado relevantes serviços à sociedade cearense?.
Além do Judiciário, o Núcleo de Pesquisa da Unifor já organizou trabalho semelhante com a história da radiofonia cearense e outro sobre a Praça do Ferreira, que o Desembargador considera fundamentais para a história do Ceará. ?Acho que a Universidade de Fortaleza está de parabéns por essa iniciativa?, diz Fernando Ximenes, salientando que ?o Chanceler Aírton Queiroz é, sem dúvida, um cultor da história, um cultor das artes e isso tem sido revelado pela Universidade com as exposições que realiza e agora com projetos de grande importância cultural e histórica?.
Breve currículo
Nascido em Fortaleza, o Desembargador Fernando Luiz Ximenes Rocha possui vasta e brilhante carreira na seara jurídica e acadêmica. Em 1974, ingressou no curso de Direito da Universidade Federal do Ceará, onde conclui estudos de pós-graduação lato e stricto sensu em Direito Público.
Na seara profissional, Fernando Ximenes é Presidente do Tribunal de Justiça. De 2003 a 2005, presidiu o Tribunal Regional Eleitoral do Ceará, de onde também foi vice-presidente e corregedor, além de ter assumido a presidência do Colégio Nacional de Presidentes dos TREs. O Desembargador é também professor adjunto da Faculdade de Direito da Universidade Federal do Ceará, onde exerceu as funções de Chefe do Departamento de Direito Privado, fundou e dirigiu a Fundação Paulo Bonavides.
Exerceu a advocacia e foi presidente do Comitê Pró-constituinte da Ordem dos Advogados do Brasil, seção Ceará, e vice-presidente da OAB, seccional Ceará. Atuou como Secretário de Governo e Secretário de Justiça do Estado do Ceará; Procurador Geral do Município de Fortaleza e do estado do Ceará.