Conteúdo da Notícia

Fórum de Russas é o primeiro prédio do TJCE totalmente abastecido por energia solar

Ouvir: Fórum de Russas é o primeiro prédio do TJCE totalmente abastecido por energia solar

O Fórum de Russas é o primeiro prédio da Justiça cearense a ter o consumo de eletricidade exclusivamente sustentável. Desde abril, o sistema composto por 224 painéis solares gera aproximadamente 11.200 KWh (kilowhat hora) por mês, o que é suficiente para abastecer 100% da demanda energética do edifício.

A instalação das placas fotovoltaicas teve início em dezembro de 2019 e em fevereiro deste ano, o sistema passou a operar. O projeto levou em consideração a responsabilidade socioambiental, além de fazer parte das ações de melhorias das unidades judiciárias de todo o Estado.

Além de Russas, o Fórum de Itapajé também recebeu o mesmo equipamento e já está operando com o sistema. A meta do Tribunal é que a energia gerada por estes dois equipamentos possam também atender parcialmente a demanda dos fóruns de Aracati, Jaguaruana, Pentecoste, Amontada e Umirim. Com isso, a expectativa é gerar economia anual de R$ 142.224,00.

“Desde que os sistemas entraram em funcionamento estamos monitorando a quantidade de energia gerada”, explica o secretário de Administração e Infraestrutura do Tribunal de Justiça do Ceará (TJCE), Moisés Costa. Ele destaca que “os resultados são excelentes, pois estão de acordo com o que projetamos. Isso demonstra a eficiência do sistema e concretiza os benéficos esperados, como a economia na conta de energia, produção de energia limpa e contribuição com as políticas socioambientais do TJCE”.

A inciativa faz parte do Programa “+ Interior”, que tem levado melhorias em infraestrutura e tecnologia para as comarcas do Interior do Estado.