Conteúdo da Notícia

Um desafio encarado com prazer

Ouvir: Um desafio encarado com prazer

Eneida Guedes, chefe de gabinete de desembargador, afirma que o home office tem desafios, mas acaba sendo uma atividade prazerosa. Leia na reportagem desta segunda-feira da Série “Meu Trabalho em Casa”

Gerenciar uma equipe a distância precisa de constante atenção e equilíbrio para desempenhar a própria função e acompanhar e auxiliar as demais pessoas. É assim o cotidiano da servidora Eneida Guedes, chefe de gabinete do desembargador Luiz Evaldo Gonçalves Leite, durante o plantão extraordinário do Tribunal de Justiça do Ceará (TJCE). O TeleTrabalho, que era um modelo até então desconhecido, acabou ficando mais simples com a prática diária.

“No início, houve algumas complicações em razão do costume de atuar dentro do gabinete e também da infraestrutura de sistemas eletrônicos que precisamos dispor. No entanto, aos poucos, com o passar dos dias, tudo foi se alinhando e fluindo. O trabalho remoto tem sido um desafio prazeroso”, afirma Eneida.

Ela promove reuniões virtuais com a equipe semanalmente. “Além disso, estamos em contato o tempo todo via aplicativo de mensagens. Estou sempre online para o que precisarem. A produção do gabinete não reduziu. Pelo contrário, aumentou. Hoje, avalio como muito positiva essa forma de atuação profissional.”

Eneida alia a gestão do gabinete à maioria das atividades do lar, onde vive com o esposo e um filho. “Temos que nos reinventar, organizar os horários, aprender a gerenciar melhor a rotina, pois somos cobrados e devemos oferecer resultados. Conciliar a atividade doméstica com o trabalho também é um desafio”, explica.

Para a chefe de gabinete, a convivência no TJCE é algo de que tem saudade. “É muito bom estar em casa com a família e em segurança, mas o convívio com os colegas dentro do gabinete faz falta. Até porque temos um excelente ambiente de trabalho.”

O plantão extraordinário, no qual as atividades são realizadas a distância, com os profissionais do Judiciário em casa, é uma ação do TJCE diante da pandemia do novo coronavírus. O sistema remoto teve início para todos em 23 de março de 2020. Desde o dia 26 daquele mês, a Assessoria de Comunicação Social do Tribunal cearense publica histórias de como é o TeleTrabalho.

Acesse aqui todas as reportagens da Série “Meu Trabalho em Casa”.