Conteúdo da Notícia

Exposição “Reveladas” abre Mês das Mulheres no Judiciário cearense

Ouvir: Exposição “Reveladas” abre Mês das Mulheres no Judiciário cearense

O mês de março é marcado internacionalmente pelo Dia da Mulher, celebrado nesta quinta-feira (08/03). No Judiciário cearense, as comemorações foram iniciadas com a abertura da exposição “Reveladas – As mulheres da Justiça em 1º plano”. A mostra, que ficará aberta ao público até 31 de março, ressalta os diferentes papéis exercidos por mulheres, seus traços físicos, personalidades e profissões.

“Teremos atividades durante todo o mês, em diversos órgãos e setores do Tribunal. Ter essa exposição hoje, na abertura, é muito importante, por ser uma exposição nossa, de gente que faz a Instituição, nos mais variados segmentos”, ressaltou o presidente do Tribunal de Justiça do Ceará (TJCE), desembargador Abelardo Benevides Moraes.

Além do presidente, a exposição foi aberta pelo vice-presidente, desembargador Heráclito Vieira, a corregedora-geral de Justiça, desembargadora Maria Edna Martins, e o desembargador Fernando Luiz Ximenes Rocha, decano do Judiciário estadual.

VISITAÇÕES

Presente na abertura, a desembargadora Vanja Fontenele acredita que é fundamental conhecer os diferentes espaços ocupados por mulheres. “A mulher pode fazer tudo. Vi a policial na carceragem fazendo a retirada do preso. A motorista. A gente sabe que mulher pode e deve ocupar todos os espaços. Mas nossa cultura é tão acostumada ao homem em todos os espaços que a gente se surpreende positivamente quando encontra”, pontua.

Onze pessoas posando em frente à exposição com fotos de mulheres. Ao fundo, visitantes observam as fotografias.
A exposição ficará aberta ao público até 31 de março, no Fórum Clóvis Beviláqua

“Eu achei que foi um marco muito grande nesta Gestão, principalmente porque não é só aqui da Comarca de Fortaleza. São mulheres fortes de várias áreas de atuação e lugares diferentes, podemos ver o que cada uma faz com muito esmero na sua profissão. Muito emocionante, principalmente neste dia”, disse a supervisora da Central de Atendimento Judicial (CAJ), Mariana Nunes.

Uma das retratadas na mostra, a dentista Yara Braune destacou sua alegria com a homenagem. “Fico muito feliz por ser representada, tanto por ser mulher, como por mostrar a minha área de atuação: a Odontologia. Muitos não sabem que aqui no Fórum é ofertado o serviço de saúde e que, em sua maioria, é feito por mulheres: dentista, enfermeira e nutricionista. É maravilhoso poder ver essa diversidade de profissões e conhecer tantas mulheres fortes e determinadas”, citou. A exposição é ação do Tribunal de Justiça do Ceará realizada por meio da Assessoria de Comunicação do Poder Judiciário cearense.

COMEMORAÇÃO NA CGJ

As homenagens em comemoração ao Dia Internacional da Mulher também mobilizaram a Corregedoria-Geral da Justiça do Ceará (CGJ), onde magistradas, servidoras e colaboradoras foram recebidas com flores e participaram de confraternização com café da manhã para marcar a data.

Cinco mulheres posam sorrindo em frente de quadro.
Corregedoria da Justiça promoveu café da manhã e palestra para marcar a data

Na ocasião, a corregedora-geral, desembargadora Maria Edna Martins, falou sobre a importância de reconhecer a coragem de mulheres que se levantaram contra o preconceito e a falta de reconhecimento, desbravando espaços para a atuação feminina em diversas áreas, bem como o apoio de homens que compreenderam e contribuem com essa bandeira. “Somos mulheres e a igualdade é a nossa luta”, afirmou a magistrada. Em seguida, os membros da CGJ participaram da palestra “Democracia, um substantivo feminino”, ministrada pela advogada, professora, mestre em Filosofia, atriz e bailarina Ecila Meneses.

GALERIA DE EX-DIRETORES DO FCB

No início da manhã, a fotografia da juíza Ana Cristina Esmeraldo foi aposta na Galeria de Ex-Diretores do Fórum Clóvis Beviláqua. “Com muita honra festejamos hoje o Dia Internacional da Mulher e celebramos focadas na universalidade dos direitos de todas as mulheres. Também estamos celebrando a primeira juíza que ousou ocupar o cargo de diretora do FCB, minha amiga Ana Cristina Esmeraldo. Saúdo você com muita alegria, orgulho e gratidão. Sua imagem permanecerá presente neste Fórum graças aos seus muitos feitos”, ressaltou a atual diretora do FCB, juíza Solange Menezes de Holanda.

Mulher e homem retiram faixa que cobre fotografia na galeria de ex-diretores do Fórum de Fortaleza.
Juíza Ana Cristina tem afixada sua foto na Galeria de Ex-Diretores do FCB

Após descerrar a foto, a juíza Ana Cristina Esmeraldo agradeceu o apoio de todos os colaboradores que participaram da sua gestão, iniciada em 2019. “Para mim, essa galeria é uma aula de história, que mostra toda a dificuldade das mulheres em chegar onde hoje conseguimos chegar. E hoje é um orgulho saber que a próxima foto de uma mulher a ser colocada aqui não vai demorar como antes”.

VEJA TAMBÉM:

O olhar sensível de quem faz Justiça

 

Agenda2030 JustiçaMulher