Conteúdo da Notícia

Comarca de Maracanaú faz doação de 2.845 equipamentos eletrônicos para Instituto de Educação do Ceará

Ouvir: Comarca de Maracanaú faz doação de 2.845 equipamentos eletrônicos para Instituto de Educação do Ceará

Estudantes do Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE), localizado na Região Metropolitana de Fortaleza, foram beneficiados, nesta quarta-feira (08/03), com a entrega de 2.845 equipamentos eletrônicos, incluindo celulares, notebooks, tablets, câmeras fotográficas e caixas de som. A iniciativa faz parte de uma parceria do Tribunal de Justiça do Ceará (TJCE), por meio da Comarca de Maracanaú. Os aparelhos serão usados para treinamento dos alunos do curso de Eletroeletrônica para reparo e manutenção.

A entrega, que teve a participação fundamental da Comissão de Bens Apreendidos, inclui o manejo de dados de forma segura, impedindo o vazamento de informações. O Instituto, ao receber os bens, é responsável por limpar a memória dos aparelhos, além de verificar a capacidade técnica de possíveis consertos desses objetos para um fim social.

“Estamos trabalhando em regime de mutirão, fazendo a triagem dos itens. Alguns bens já foram destinados para destruição. Estamos catalogando, ainda, junto às delegacias e ao Fórum de Maracanaú, bens para leilão. A Comissão é um esforço conjunto dos servidores, principalmente os oficiais de Justiça, que estão dando celeridade à destinação do material apreendido”, destacou o presidente da Comissão, juiz César Morel.

O magistrado acrescenta que também estão sendo realizadas pela equipe “providências quanto a avaliação dos veículos automotores e motocicletas que serão disponibilizados para leilão”. Ele explica que a ideia de criar a Comissão foi incentivada após a realização de Curso para Gestão de Bens Apreendidos em Processos e Procedimentos Criminais, voltado para magistrados e servidores do Judiciário cearense, promovido pela Escola Superior da Magistratura do Estado do Ceará (Esmec), em outubro do ano passado.

“Eu espero que essa parceria entre o Judiciário e o IFCE seja longa e que muito mais equipamentos venham para nossa Instituição. Que isso traga aos alunos mais experiência e vivência profissional”, disse o coordenador do Laboratório de Comandos Elétricos e Robótica Educacional, Pedro Henrique Almeida Miranda, ao elogiar a iniciativa do Tribunal. Também presente, o procurador-chefe do IFCE, Tarcísio Bessa de Magalhães.

Estudantes fardados em pé na frente de uma mesa. Servidores da Comarca atrás da mesa em pé. Sorrindo para a foto
Alunos do Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Ceará foram beneficiados com a entrega

COMISSÃO
A Comissão, instituída em outubro do ano passado, já providenciou a destruição de entorpecentes, cigarros, armas de fogo e armas branca, destruição e descarte ecológico dos capacetes, CDs e DVDs. Monitores de computador, CPUs antigas e aparelhos de DVDs também são destinados para empresas sem fins lucrativas devidamente cadastradas nesta Diretoria do Fórum de Maracanaú.

Também integram a equipe os juízes Antônio Jurandy Porto Rosa Junior, Flávia Maria Aires Freire Allemão, Fernando de Souza Vicente e Cândece Arruda Vasconcelos; os oficiais de Justiça Kaline Barata Bravos, Frederico Ribeiro, Clarissa Saraiva, Flávio Miranda e Antônio Evaldo; e os servidores Maria Adelaide de Sousa, Maria Danusia Pinheiro Dantas e Daniel Rodrigues, Raquel Barbosa de Oliveira, Afonso Crispim, Ricardo Melo, Ana Sanches e Emanuela Nascimento.

CONVÊNIO
Em setembro de 2022, o Tribunal de Justiça do Ceará (TJCE) e o IFCE firmaram termo de cooperação técnica. Unidades judiciárias de todo o Estado podem procurar os campus do Instituto para fazer a entrega de aparelhos, tais como celulares, notebooks, caixas de som e televisores.

Agenda2030