Conteúdo da Notícia

Estudantes da rede pública assistem à palestra sobre valorização da vida no Tribunal de Justiça

Estudantes da rede pública assistem à palestra sobre valorização da vida no Tribunal de Justiça

Ouvir: Estudantes da rede pública assistem à palestra sobre valorização da vida no Tribunal de Justiça

Cento e cinquenta estudantes de quatro escolas municipais, com idades entre 12 e 17 anos, assistiram à palestra “Valorização da vida na juventude”, promovida pelo Tribunal de Justiça do Ceará (TJCE), como parte da programação da campanha “Setembro Amarelo”, mês de conscientização sobre prevenção ao suicídio.
A psicóloga Fábia Carla de Castro Alves, do Instituto Logos (espaço multidisciplinar composto por profissionais de diversas áreas da saúde), ministrou a palestra. Ela falou da importância de abordar esse tema com os jovens, alertando que o suicídio é a segunda maior causa de mortes entre pessoas de 15 a 29 anos no mundo.
A profissional orientou também sobre como identificar sinais de alerta e fatores para o suicídio e deu dicas de como pedir e oferecer ajuda para quem está vivenciando esse problema. “Quando o colega chegar pra gente e dizer que está sofrendo, a gente não deve julgar, dizer que é fraqueza, frescura, covardia, pois isso só vai piorar a situação. É importante escutar e procurar ajuda com algum professor, no caso da escola, ou falar com um psicólogo, mas nunca banalizar”, explicou.
A estudante Marina Costa, de 13 anos, achou a palestra muito importante, pois falar sobre o assunto ajuda as pessoas a aprenderem como podem garantir mais vidas. Felipe André, de 16 anos, também disse que gostou porque despertou para a importância de escutar quem está próximo. “Muitas vezes o problema está do nosso lado e a gente finge que não vê. Precisamos ouvir e oferecer ajuda.” Participaram alunos das escolas municipais Terezinha Parente, José Carvalho, Antônio Girão Barroso e Odete Colares.

O evento contou ainda com apresentação do coral intergeracional do Instituto de Assistência e Proteção Social (Iaps). Os 30 integrantes cantaram as músicas “Trem-bala”, de Ana Vilela, “É preciso saber viver”, de Roberto e Erasmo Carlos e “Foi Deus quem fez você”, composição de Amelinha.
O Judiciário cearense aderiu à campanha “Setembro Amarelo” e, desde o início do mês (09), tem realizado uma série de atividades, como palestras com profissionais de diferentes áreas, apresentações e escutas psicológicos, voltadas tanto para magistrados e servidores da instituição, quanto para públicos externos.
A programação continua até o fim do mês trazendo ainda as palestras “Esperançar e não esperar”, com o Programa Ação Integrada para o Aposentado (PAI) e “Ansiedade na contemporaneidade”, com psicólogas do Instituto Logos. Clique aqui para mais informações.