Conteúdo da Notícia

Estagiários de Pós-Graduação passam por capacitação para atuarem no TJCE

Ouvir: Estagiários de Pós-Graduação passam por capacitação para atuarem no TJCE

A Vice-Presidência do Tribunal de Justiça do Ceará (TJCE) está promovendo capacitação para estagiários pós-graduados. O curso, que teve início nessa segunda-feira (13/07), tem a finalidade de apresentar a estrutura e funcionamento do Judiciário de 2º Grau.

Os trabalhos foram abertos e acompanhados pela desembargadora Nailde Pinheiro Nogueira, vice-presidente, e tiveram a contribuição da juíza auxiliar da Vice-Presidência, Joriza Magalhães, do superintendente da Área Judiciária, Nilsiton Aragão, da secretária de Gestão de Pessoas, Vládia Santos Teixeira, e dos servidores Daniel Costa Teles, Roberta Kelma Peixoto de Oliveira Jucá, Francisco Clávio Saraiva Nunes, Martha Vanêssa Girão Ribeiro Veras, Karleny Botelho e Francisco das Chagas Bezerra Sobrinho.

A capacitação foi concluída na tarde desta terça-feira (14) e abordou o Regimento Interno e dinâmica dos recursos no TJCE na área cível (pública e privada), a elaboração de acórdãos e decisões monocráticas no 2º Grau na área criminal e a utilização do Sistema de Automação da Justiça (SAJ-SG).

NÚCLEO DE AUXÍLIO À PRODUTIVIDADE
A desembargadora Nailde Pinheiro avaliou o curso como um “momento único de muito aprendizado para os estagiários. Eles irão desempenhar suas atividades junto aos Gabinetes dos desembargadores e ao Núcleo de Auxílio à Produtividade (NAP). Esta iniciativa integra o Programa Celeridade e Produtividade do Tribunal”.

No mês passado, o NAP, coordenado pela Vice-Presidência do TJCE, completou um ano de atuação, produzindo 2.429 minutas de atos jurisdicionais, sendo 990 acórdãos, 1.209 decisões monocráticas e 230 despachos. O direcionamento dos trabalhos é baseado em diagnóstico apresentado pela Secretaria de Planejamento e Gestão do TJCE e nas recomendações do Conselho Nacional de Justiça (CNJ).