Conteúdo da Notícia

A inovação transformadora precisa da colaboração, defende palestrante do Seminário desta sexta-feira

Ouvir: A inovação transformadora precisa da colaboração, defende palestrante do Seminário desta sexta-feira

Participante do segundo painel do Seminário “Inovação. Eficiência. Sustentabilidade”, que será realizado nesta sexta-feira (17/07) pelo Tribunal de Justiça do Ceará (TJCE), o executivo André Tamura tem o desafio de debater sobre a inovação no Setor Público. Ele irá comentar sobre as redes colaborativas e como elas têm sido importante para que as instituições comecem a atuar de forma inovadora. O palestrante explica que “a colaboração é fundamental, porque além do conhecimento, da expertise, ela permite que as pessoas aprendam umas com as outras e construam sobre essas ideias”.

Para Tamura, a iniciativa do Tribunal de Justiça é muito importante para o desenvolvimento de boas ideias e projetos na gestão pública. “Eu acho que quanto mais conseguirmos executar de fato a colaboração, que nem sempre é fácil, a inovação transformadora pode estar presente. Em uma instituição do Poder Judiciário que tem tamanha relevância e influência dentro do Poder Público, acho que abraçar esse tema é fundamental e o Seminário certamente indica que estamos no caminho certo”, destaca.

O palestrante é fundador e diretor-executivo da WeGov, empresa de aprendizado para fazer a inovação acontecer no setor público. Estudou Administração de Empresas e Ciências Econômicas. Desde que trabalhou como operário de fábrica no Japão, tem evitado as “linhas de produção”, de produtos, de serviços e de pessoas. Em 2017, foi condecorado com a Medalha do Pacificador do Exército Brasileiro.

Também é Criador do Programa de Inovação HubGov, case publicado em 2018 no Observatório de Inovação do Setor Público da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE). Tamura já atuou no aprendizado de diversos servidores públicos.

MARQUE NA AGENDA
O evento ocorrerá nesta sexta-feira (17/07), tendo início às 14h com falas do presidente do TJCE, desembargador Washington Araújo, e do conselheiro Rubens de Mendonça Canuto Neto, presidente da Comissão Permanente de Tecnologia da Informação e Inovação do Conselho Nacional de Justiça (CNJ).

Na abertura do Seminário será lançado o Laboratório de Inovação do TJCE, ambiente colaborativo onde gestores, magistrados e servidores discutirão de forma propositiva a concepção e o desenvolvimento de ideias e soluções tecnológicas para romper barreiras e promover a consolidação de uma nova era no Judiciário cearense.

André Tamura participará do segundo painel, que será iniciado às 15h30. O seminário será transmitido ao vivo pelo canal oficial do Tribunal de Justiça do Ceará no YouTube. O objetivo é manter o Judiciário cearense atualizado e adaptado às novas realidades, como também proporcionar uma cultura de inovação na organização com a participação efetiva de magistrados e servidores.