Conteúdo da Notícia

Enquete TJCE: participantes acham que motoristas não ficaram mais conscientes com Lei Seca

Enquete TJCE: participantes acham que motoristas não ficaram mais conscientes com Lei Seca

Ouvir: Enquete TJCE: participantes acham que motoristas não ficaram mais conscientes com Lei Seca

Em junho, a Lei Seca completa 10 anos de vigência. Pensando nisso, a enquete do Tribunal de Justiça do Ceará (TJCE) perguntou, durante a última semana, se os internautas acreditam que os motoristas ficaram mais conscientes com a legislação.
Um percentual de 55% (102 votos) dos participantes responderam que não, porque mesmo com as constantes fiscalizações e penalizações, o número de pessoas que são flagradas dirigindo alcoolizadas ainda é elevado. Já 44% (81 votos) acham que sim. Para eles, com as políticas de conscientização, os brasileiros estão mais atentos sobre os riscos de dirigir alcoolizado. Apenas um participante afirmou não ter opinião sobre o assunto. Ao todo, 185 pessoas responderam ao questionário.
De acordo com os dados oficiais da Polícia Rodoviária Federal, em 2017, foram realizados 2.182.842 testes de alcoolemia, e o número de motoristas flagrados dirigindo sob influência de álcool chegou a 19.085, o que representa aumento de 6,9% em relação ao ano de 2016. Do total, 5.994 motoristas foram presos por apresentarem índice de álcool no sangue além do permitido, restando configurado o crime de trânsito.
Já está disponível, no Portal do TJCE, a nova enquete: Em 5 de junho é comemorado o Dia Mundial do Meio Ambiente. Que atitudes você toma para reduzir danos ao ecossistema?